DURANTE TODA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA A HUMANIDADE SE UTILIZA DESDE OS ÓLEOS ESSENCIAIS, DO POVO EGÍPCIO AO COMERCIO EUROASIÁTICO. EM VIRTUDE DA ESCASSEZ DE PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE A TEMÁTICA NA ZONA DE APLICAÇÃO DESTA PESQUISA, ESTE TRABALHO POSSUI RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA REGIÃO. ASSIM, ELUCIDANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FITOTERAPIA NA FORMAÇÃO BÁSICA COM MEIO LÚDICO E PRÁTICO PARA TÓPICOS RELACIONADOS A BIODIVERSIDADE, CONSERVAÇÃO E SAÚDE COLETIVA. POR ISSO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A INCIDÊNCIA DO ENSINO DE FITOTERAPIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO (DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E PARTICULAR.) LOCALIZADAS NA SEDE DO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE, SE O DOCENTE MINISTRANTE RECEBEU INSTRUÇÃO ADEQUADA NA SUA FORMAÇÃO INICIAL (GRADUAÇÃO) OU SE ESTE PROVEM DA FORMAÇÃO LATO SENSU E EM QUAL NÍVEL ESCOLAR ESTE TÓPICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS É MINISTRADO. A METODOLOGIA ESCOLHIDA PARA OBTENÇÃO DE DADOS FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS DE MODO A CONTEMPLAR OS SEGUINTES TÓPICOS: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INSTITUIÇÃO FORMADORA, APLICAÇÃO DA FITOTERAPIA NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E MOTIVO PELO QUAL LECIONA OU NÃO ESTE TÓPICO. COMO RESULTADOS PODE-SE OBSERVAR QUE TODAS AS DOCENTES POSSUEM FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SENDO 02 (DUAS) EGRESSAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ E AS DEMAIS EGRESSAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. AINDA PODE-SE CONSTATAR QUE O ENSINO DE FITOTERAPIA É UTILIZADO APENAS NAS INSTITUIÇÕES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.