O ENSINO DE FITOTERAPIA NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE SOBRAL – CE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61349 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 920 "inscrito_id" => 3877 "titulo" => "O ENSINO DE FITOTERAPIA NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE SOBRAL – CE" "resumo" => "DURANTE TODA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA A HUMANIDADE SE UTILIZA DESDE OS ÓLEOS ESSENCIAIS, DO POVO EGÍPCIO AO COMERCIO EUROASIÁTICO. EM VIRTUDE DA ESCASSEZ DE PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE A TEMÁTICA NA ZONA DE APLICAÇÃO DESTA PESQUISA, ESTE TRABALHO POSSUI RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA REGIÃO. ASSIM, ELUCIDANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FITOTERAPIA NA FORMAÇÃO BÁSICA COM MEIO LÚDICO E PRÁTICO PARA TÓPICOS RELACIONADOS A BIODIVERSIDADE, CONSERVAÇÃO E SAÚDE COLETIVA. POR ISSO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A INCIDÊNCIA DO ENSINO DE FITOTERAPIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO (DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E PARTICULAR.) LOCALIZADAS NA SEDE DO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE, SE O DOCENTE MINISTRANTE RECEBEU INSTRUÇÃO ADEQUADA NA SUA FORMAÇÃO INICIAL (GRADUAÇÃO) OU SE ESTE PROVEM DA FORMAÇÃO LATO SENSU E EM QUAL NÍVEL ESCOLAR ESTE TÓPICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS É MINISTRADO. A METODOLOGIA ESCOLHIDA PARA OBTENÇÃO DE DADOS FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS DE MODO A CONTEMPLAR OS SEGUINTES TÓPICOS: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INSTITUIÇÃO FORMADORA, APLICAÇÃO DA FITOTERAPIA NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E MOTIVO PELO QUAL LECIONA OU NÃO ESTE TÓPICO. COMO RESULTADOS PODE-SE OBSERVAR QUE TODAS AS DOCENTES POSSUEM FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SENDO 02 (DUAS) EGRESSAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ E AS DEMAIS EGRESSAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. AINDA PODE-SE CONSTATAR QUE O ENSINO DE FITOTERAPIA É UTILIZADO APENAS NAS INSTITUIÇÕES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, PLANTAS MEDICINAIS, CEARÁ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3877_05082019102743.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE AGUIAR" "autor_email" => "j.h.aguiar17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61349 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 920 "inscrito_id" => 3877 "titulo" => "O ENSINO DE FITOTERAPIA NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE SOBRAL – CE" "resumo" => "DURANTE TODA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA A HUMANIDADE SE UTILIZA DESDE OS ÓLEOS ESSENCIAIS, DO POVO EGÍPCIO AO COMERCIO EUROASIÁTICO. EM VIRTUDE DA ESCASSEZ DE PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE A TEMÁTICA NA ZONA DE APLICAÇÃO DESTA PESQUISA, ESTE TRABALHO POSSUI RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA REGIÃO. ASSIM, ELUCIDANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FITOTERAPIA NA FORMAÇÃO BÁSICA COM MEIO LÚDICO E PRÁTICO PARA TÓPICOS RELACIONADOS A BIODIVERSIDADE, CONSERVAÇÃO E SAÚDE COLETIVA. POR ISSO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A INCIDÊNCIA DO ENSINO DE FITOTERAPIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO (DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E PARTICULAR.) LOCALIZADAS NA SEDE DO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE, SE O DOCENTE MINISTRANTE RECEBEU INSTRUÇÃO ADEQUADA NA SUA FORMAÇÃO INICIAL (GRADUAÇÃO) OU SE ESTE PROVEM DA FORMAÇÃO LATO SENSU E EM QUAL NÍVEL ESCOLAR ESTE TÓPICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS É MINISTRADO. A METODOLOGIA ESCOLHIDA PARA OBTENÇÃO DE DADOS FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS DE MODO A CONTEMPLAR OS SEGUINTES TÓPICOS: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INSTITUIÇÃO FORMADORA, APLICAÇÃO DA FITOTERAPIA NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E MOTIVO PELO QUAL LECIONA OU NÃO ESTE TÓPICO. COMO RESULTADOS PODE-SE OBSERVAR QUE TODAS AS DOCENTES POSSUEM FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SENDO 02 (DUAS) EGRESSAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ E AS DEMAIS EGRESSAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. AINDA PODE-SE CONSTATAR QUE O ENSINO DE FITOTERAPIA É UTILIZADO APENAS NAS INSTITUIÇÕES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, PLANTAS MEDICINAIS, CEARÁ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3877_05082019102743.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE AGUIAR" "autor_email" => "j.h.aguiar17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }