FORMAS DE TRAZER MELHORIAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA E DE COMO TORNAR A SUA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ E ATRAENTE PARA O ALUNO VÊM, HÁ MUITO TEMPO, MOTIVANDO A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS. SABEMOS TAMBÉM QUE NÃO É MAIS CONCEBÍVEL VER A MATEMÁTICA COMO UMA CIÊNCIA PRONTA E À PARTE, SEPARADA DO MUNDO. DAÍ QUE APONTAMOS O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO AGENTE COGNITIVO, POR CONSIDERA QUE A APRENDIZAGEM É MELHOR EFETIVADA QUANDO O SER HUMANO PARTICIPA COMO AGENTE ATIVO DA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. PORTANTO, NESTE TRABALHO, APRESENTAREMOS UMA PROPOSTA DE COMO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PODE SERVIR DE SUBSÍDIO NA CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, FUNDAMENTADO-SE NO USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. ESTE RESUMO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DO LEVANTAMENTO FEITO EM LIVROS E ARTIGOS DE PERIÓDICOS VEICULADOS PELA INTERNET, CONFIGURANDO-SE COMO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. DESTA FORMA, DENTRO DA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INTEGRAL DO HOMEM, ESTE TRABALHO, AO PENSAR A MATEMÁTICA COM INSTITUIÇÃO SOCIAL, AGENTE DE COGNIÇÃO E AGENTE DE FORMAÇÃO CULTURAL, É PENSADO DENTRO DAS FORMAS DIFERENTES DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, PARA QUE ESTES SEJAM CAPAZES DE DESENVOLVER SUAS CAPACIDADES DE, AUTONOMAMENTE, INTERPRETAR E AGIR SOBRE A REALIDADE.