ESTE ARTIGO DISCUTE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, ESPECIFICAMENTE O PROBLEM BASED LEARNING (PBL), NAS DISCIPLINAS DE LINGUAGENS. A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE (PBL) EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE DOCENTES E PESQUISADORES EM NÍVEL DE MESTRADO. BASEAMO-NOS NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE MORAN (2015), FREIRE (1992; 2009) E WOODS (1997). A METODOLOGIA FOI QUALITATIVA, DESCRITIVA E ESTUDO DE CASO COM UM GRUPO FOCAL. PERCEBEU-SE QUE OS DOCENTES/PESQUISADORES MESTRANDOS CONSEGUEM INTERAGIR COM OS MEMBROS DA EQUIPE, PERCEBEM OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO PBL E COMPREENDEM COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DELES PRÓPRIOS, BEM COMO APLICAR, EFICAZMENTE, NO SEU COTIDIANO DE SALA DE AULA COMO DOCENTE.