O AFETO TEM GRANDE VALIA PARA O PROGRESSO INTELECTUAL DA HUMANIDADE. DESSA MANEIRA AS RELAÇÕES EMOCIONAIS QUE SÃO ESTABELECIDAS A PARTIR DO INÍCIO DA VIDA DESDE FAVORECENDO AOS ASPECTOS CONSTRUTIVOS DA PERSONALIDADE, EM DIVERSOS ÂNGULOS DE CONCEITOS E DA AUTOESTIMA DO SUJEITO, FAVORECENDO LHES MECANISMOS FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS AO DESENVOLVER SUA APRENDIZAGEM E SUA PRESERVAÇÃO. ESTE ARTIGO ABORDA AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O ASPECTO DE ENSINAR E APRENDER E A AFETIVIDADE QUE ESTÃO INTEIRAMENTE LIGADAS AO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DO ALUNO. SENDO ASSIM A TEMÁTICA REFLETE O RELACIONAMENTO DOS ASPECTOS AFETIVOS COM A SUA DESENVOLTURA INTELECTUAL, ABORDANDO A OBRIGATORIEDADE DO CORPO DOCENTE NO ATO DE CONDUZIR E MONITORAR ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E TAMBÉM DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR. NESSA CONCEPÇÃO O ATO AFETIVO É UM FORTE CONTRIBUINTE AFETIVIDADE DAS RELAÇÕES PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR, PORÉM MUITAS VEZES DESPERCEBIDOS E CONSIDERADOS COMO NÃO TÃO IMPORTANTE EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS. CONSIDERANDO QUE O AFETO É UMA FORTE CONTRIBUINTE NAS RELAÇÕES COGNITIVAS DO SUJEITO É NOTÓRIO AFIRMAR QUE OS SENTIMENTOS RELACIONADOS A EMOÇÕES, DESEJOS PROPICIAM A PRÁTICA DE APRENDER DO DISCENTE.