A REFERIDA PESQUISA APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA, COMO INSTRUMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NESTE ESTUDO, CONSISTE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DA LEITURA E FICHAMENTO DE TEXTOS EM LIVROS, REVISTAS, PERIÓDICOS, ARTIGOS E MEIO ELETRÔNICOS, A PARTIR DE TEÓRICOS CUJOS MARCOS NESTA ÁREA DO CONHECIMENTO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA SUBSIDIAR O REFERENCIAL TEÓRICO DO PRESENTE TRABALHO. O PRESENTE ESTUDO APRESENTA OS SEGUINTES OBJETIVOS: ANALISAR OS DIRECIONAMENTOS RELEVANTES VOLTADO AO ESTÍMULO E A CAPACIDADE DO ALUNO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA; COMPREENDER AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DIANTE DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES E OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO ESCOLAR; IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS INERENTES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM ÊNFASE PARA A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA E REFLETIR SOBRE O HÁBITO DA LEITURA E DA ESCRITA A FIM DE PODER LEVANTAR DADOS QUE POSSAM SUBSIDIAR MELHORIAS NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO CONSIDERA-SE QUE ESSA DISCUSSÃO POSSIBILITARÁ UMA REFLEXÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DA LEITURA, NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR, CONTRIBUINDO PARA A VALORIZAÇÃO DE UM TRABALHO VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO, DO SER SOCIAL.