A QUÍMICA ORGÂNICA TEM SE TORNADO UM VILÃO PARA MUITOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR QUANDO SEUS CONCEITOS SÃO PASSADOS DE MANEIRA ABSTRATA UTILIZANDO APENAS O LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO. O RESPECTIVO TRABALHO UTILIZA-SE DA QUÍMICA COMPUTACIONAL PARA FACILITAR A COMPREENSÃO E TORNAR INOVADOR O ESTUDO DAS REAÇÕES SN2 E E2. PARA O DESENVOLVER DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI UTILIZADO O PACOTE COMPUTACIONAL GAUSSIAN09 PARA CONHECER A GEOMETRIA DE MÍNIMO DOS REAGENTES E DOS PRODUTOS E A GEOMETRIA DO ESTADO DE TRANSIÇÃO DAS REAÇÕES X- + CH3CH2Y (ONDE X = OH E OCH3 E Y= CL E BR) UTILIZANDO-SE O MÉTODO AB-INITIO MP2/AUG-CC-PVTZ. AS REAÇÕES FORAM MODELADAS NA FASE GASOSA E A ALTURA DA BARREIRA RELACIONADA A ENERGIA DE ATIVAÇÃO (EA) FOI CALCULADA ATRAVÉS DE: EA= E(TS) - ER, EM QUE O PRIMEIRO SE REFERE A ENERGIA DO ESTADO DE TRANSIÇÃO E O SEGUNDO, A ENERGIA DOS REAGENTES. É A PARTIR DESSES RESULTADOS QUE O PROFESSOR PODE GERAR UMAS DISCUSSÃO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM AS REAÇÕES DOS MECANISMOS ESTUDADOS E OS FATORES QUE GERAM TAIS DIFERENÇAS DE ENERGIA DE ATIVAÇÃO QUANDO SÃO MUDADOS O TIPO DE REAÇÃO (SN2 OU E2), PODENDO VISUALIZAR,TAMBÉM, O CAMINHO PERCORRIDO PELA A REAÇÃO ATÉ CHEGAR AO PRODUTO E SUAS GEOMETRIAS DE OTIMIZAÇÃO. ENTÃO, É EVIDENTE QUE O USO DOS RECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA PODEM AJUDAR A ASSIMILAR CONCEITOS CONSIDERADOS SUBJETIVOS E UTILIZAR DAS AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE INFORMATICA PARA INOVAR DIDÁTICA E FUGIR DAS AULAS TRADICIONAIS.