A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS É DE SUMA IMPORTÂNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POIS PROPORCIONA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO NO QUAL O
ALUNO APRENDE POR MEIO DE VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÕES, ALÉM DE APRESENTAR CARÁTER MOTIVACIONAL E DE
INTERAÇÃO PESSOAL. A ATIVIDADE EXPERIMENTAL, DESCRITA NESTE TRABALHO, FOI DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), EM
UMA TURMA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DURANTE AS ATIVIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE
CIÊNCIAS, NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO E MAGNETISMO. DESSE MODO, TEM-SE COMO OBJETIVO DESSE
TRABALHO APRESENTAR A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA E CONHECER A PERSPECTIVA DOS DISCENTES,
DESSA TURMA DE 9° ANO, SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. ESSA
PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E QUANTO À TÉCNICA É UM ESTUDO
DE CASO. PARA A COLETA DE DADOS, AO FINAL DAS AULAS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS E PARA A
ANÁLISE DOS DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA
EXPERIMENTAÇÃO MOSTRA-SE UM RECURSO PEDAGÓGICO VIÁVEL, POIS PERMITE A INTERPRETAÇÃO DE CONCEITOS,
DESPERTA O INTERESSE E PERMITE UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA VISTA EM SALA DE AULA, COM O COTIDIANO
DO ALUNO.