RESUMO
ESTE TRABALHO DISCUTE ACERCA DOS MODELOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SEGUNDO KINCHELOE E AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO COM BASE EM ANTÔNIO NÓVOA, REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E SUA ATUAÇÃO COMO AGENTES TRANSFORMADORES NA FORMAÇÃO DO ALUNO COMO CIDADÃO CRÍTICO. DIANTE DO CONTEXTO ATUAL, A SOCIEDADE VEM SOFRENDO GRANDES TRANSFORMAÇÕES EM SUA ESTRUTURA SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA, ESTABELECENDO NOVAS RELAÇÕES SOCIAIS, PASSANDO A EXIGIR DO PROFESSOR UMA FORMAÇÃO MAIS ADEQUADA QUE CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. NESTE SENTIDO, É RELEVANTE REFLETIR SOBRE OS MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, DISCUTINDO ACERCA DO CONHECIMENTO, COMO ALGO QUE DEVE SER CONSTRUÍDO DE MODO EM QUE O PROFESSOR POSSA SE TORNAR UM SUJEITO, CAPAZ DE (RE)PENSAR E CONDUZIR AÇÕES SIGNIFICATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE ASSUMINDO UMA POSTURA QUE ATENTE AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGENS, PARA CRITICAR E TRANSFORMAR A REALIDADE EDUCACIONAL DE SEUS ALUNOS NA SOCIEDADE ATUAL.