DAS MARGENS AO CENTRO: UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA PELO OLHAR DA ONHB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59792 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5558 "inscrito_id" => 14327 "titulo" => "DAS MARGENS AO CENTRO: UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA PELO OLHAR DA ONHB" "resumo" => "NESTE ARTIGO, RELATAMOS COMO A PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES NA OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB) É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AUTONOMIA DE CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA “CONSCIÊNCIA HISTÓRICA” (RÜSEN, 2010). SENDO ESTA OLIMPÍADA UMA FORTE ALTERNATIVA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA PRINCIPALMENTE PARA QUE A LEI 10.639/2003 SEJA APLICADA. METODOLOGICAMENTE FORAM MAPEADAS E SEPARADAS QUATRO QUESTÕES DA PROVA DA ONHB (EDIÇÕES 9ª, 10ª E 11ª) E QUE APRESENTAVAM A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA E NEGRA BUSCANDO REALIZAR UM COMPARATIVO ENTRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E METODOLÓGICAS DA ONHB FRENTE À ABORDAGEM CONTIDA NO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO PELO IFPB – CG. TENDO EM VISTA QUE A TEMÁTICA NEGRA ESTA PRESENTE NOS LIVROS, PORÉM, DEMONSTRANDO UMA LEITURA CONSERVADORA E ESTEREOTIPADA E QUE MANTEM A POPULAÇÃO NEGRA AS MARGENS DA HISTÓRIA, BUSCAMOS FAZER UM “MERGULHO EM NOVAS FONTES” (FARGE, 2017) E DIALOGAR COM O PASSADO TRAZENDO AO PALCO DA HISTÓRIA ATORES SOCIAIS, EXCLUÍDOS OU NEGLIGENCIADOS. “TÁTICAS E ESTRATÉGIAS” (DE CERTEAU, 2011) FORAM DESENVOLVIDAS PARA COMPREENDER COMO A HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA É ABORDADA NAS ESCOLAS POR MEIO DOS LIVROS DIDÁTICOS OFERTADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E PODE SER CONTRAPOSTA PELA PERSPECTIVA DA ONHB. NESTE CENÁRIO, A PARTICIPAÇÃO NA ONHB MOSTRA-SE COMO UMA OPÇÃO, TANTO EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO DE NOVAS INFORMAÇÕES, LEITURAS INTERPRETATIVAS DE FONTES, QUANTO ÀS REFLEXÕES QUE OBRIGA OS PARTICIPANTES A FAZEREM, POR CONSEQUÊNCIA, DESENVOLVENDO CIDADÃOS CONSCIENTES, CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, AFRO-BRASILEIRO, ONHB, PRÁTICA METODOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID14327_03102019173821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH VITÓRIA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SARAH MARTINS" "autor_email" => "sarahsilvah208@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB- CAMPUS CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59792 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5558 "inscrito_id" => 14327 "titulo" => "DAS MARGENS AO CENTRO: UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA PELO OLHAR DA ONHB" "resumo" => "NESTE ARTIGO, RELATAMOS COMO A PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES NA OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB) É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AUTONOMIA DE CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA “CONSCIÊNCIA HISTÓRICA” (RÜSEN, 2010). SENDO ESTA OLIMPÍADA UMA FORTE ALTERNATIVA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA PRINCIPALMENTE PARA QUE A LEI 10.639/2003 SEJA APLICADA. METODOLOGICAMENTE FORAM MAPEADAS E SEPARADAS QUATRO QUESTÕES DA PROVA DA ONHB (EDIÇÕES 9ª, 10ª E 11ª) E QUE APRESENTAVAM A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA E NEGRA BUSCANDO REALIZAR UM COMPARATIVO ENTRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E METODOLÓGICAS DA ONHB FRENTE À ABORDAGEM CONTIDA NO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO PELO IFPB – CG. TENDO EM VISTA QUE A TEMÁTICA NEGRA ESTA PRESENTE NOS LIVROS, PORÉM, DEMONSTRANDO UMA LEITURA CONSERVADORA E ESTEREOTIPADA E QUE MANTEM A POPULAÇÃO NEGRA AS MARGENS DA HISTÓRIA, BUSCAMOS FAZER UM “MERGULHO EM NOVAS FONTES” (FARGE, 2017) E DIALOGAR COM O PASSADO TRAZENDO AO PALCO DA HISTÓRIA ATORES SOCIAIS, EXCLUÍDOS OU NEGLIGENCIADOS. “TÁTICAS E ESTRATÉGIAS” (DE CERTEAU, 2011) FORAM DESENVOLVIDAS PARA COMPREENDER COMO A HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA É ABORDADA NAS ESCOLAS POR MEIO DOS LIVROS DIDÁTICOS OFERTADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E PODE SER CONTRAPOSTA PELA PERSPECTIVA DA ONHB. NESTE CENÁRIO, A PARTICIPAÇÃO NA ONHB MOSTRA-SE COMO UMA OPÇÃO, TANTO EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO DE NOVAS INFORMAÇÕES, LEITURAS INTERPRETATIVAS DE FONTES, QUANTO ÀS REFLEXÕES QUE OBRIGA OS PARTICIPANTES A FAZEREM, POR CONSEQUÊNCIA, DESENVOLVENDO CIDADÃOS CONSCIENTES, CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, AFRO-BRASILEIRO, ONHB, PRÁTICA METODOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID14327_03102019173821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH VITÓRIA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SARAH MARTINS" "autor_email" => "sarahsilvah208@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB- CAMPUS CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }