O ENSINO DA QUÍMICA MUITAS VEZES SEGUE AINDA DE MANEIRA TRADICIONAL, DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA E NÃO INTERDISCIPLINAR, GERANDO NOS ALUNOS UM GRANDE DESINTERESSE PELA MATÉRIA, E DIFICULDADES DE APRENDER E DE RELACIONAR O CONTEÚDO ESTUDADO AO COTIDIANO. UMA BOA PARTE DOS ALUNOS QUE ENTRA NO ENSINO MÉDIO TRAZ CONSIGO UMA QUÍMICA ROTULADA COMO “DIFÍCIL E COMPLICADA”, E MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM PERCEBER O SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DO QUE ESTUDAM, POIS OS PROFESSORES DEMONSTRAM DIFICULDADES EM RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM EVENTOS DO COTIDIANO, PRIORIZANDO A REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, A CÓPIA E A MEMORIZAÇÃO. TENDO ISTO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE O ESTUDO DA QUÍMICA EM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO A EXISTÊNCIA DE DIFICULDADES NO APRENDIZADO, POIS A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS ALUNOS É FUNDAMENTAL PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS PESQUISAS SOBRE O TEMA, E ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO COM 4 QUESTÕES OBJETIVAS E UMA DISCURSIVA. NAS QUESTÕES OBJETIVAS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A RESPONDE UTILIZANDO UMA ESCALA DE 0 A 10, EM NÍVEL DE CONCORDÂNCIA, NA QUAL A RESPOSTA 0 SIGNIFICA QUE “DISCORDA TOTALMENTE”, E 10 “CONCORDA TOTALMENTE”. COM A PESQUISA FOI POSSÍVEL NOTAR QUE MUITOS ALUNOS POSSUEM UM BOM DESEMPENHO NA DISCIPLINA, PORÉM, MUITOS DECLARARAM NÃO POSSUIR UMA BOA EXPERIÊNCIA EM UTILIZAR O LIVRO DIDÁTICO PARA ESTUDAR, TORNANDO-SE NECESSÁRIO ALTERAR A FORMA QUE A QUÍMICA É COLOCADA NO LIVRO DIDÁTICO, VISTO QUE MUITAS VEZES OS LIVROS LEVAM À MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FÓRMULAS, LIMITANDO O APRENDIZADO DO ALUNO,