O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO AVALIAR A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SÉRIES INICIAIS E NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. O OBJETIVO GERAL DESTE REFERE-SE A CONTRIBUIÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO RECURSO MENCIONADO, PARA ISSO ESTABELECEU-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS I) DESENVOLVER UM RECURSO PEDAGÓGICO; II) VERIFICAR A INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO MOMENTO DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE; III) VERIFICAR A UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV) AVALIAR A UTILIZAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO. O TRABALHO SE CARACTERIZA POR SER DE ABORDAGEM QUALITATIVA E APRESENTAR CARÁTER DESCRITIVO; A COLETA DE DADOS FOI FEITA EM UMA ESCOLA DE REDE PARTICULAR E UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA/PA. FOI CONSTRUÍDA UMA CAIXA CONTENDO QUATRO CARTAZES, REPRESENTANDO AMBIENTES DIFERENTES, QUE POSSUÍAM CADA, DOIS LADOS, SENDO UM HARMÔNICO E UM POLUÍDO. AO APLICAR O RECURSO OS ALUNOS FORAM QUESTIONADOS SOBRE ASSUNTOS QUE DIZEM RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, COMO POLUIÇÃO E CUIDADOS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, E MOSTRARAM A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ENTENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE MUDAR OS HÁBITOS DE PESSOAS, ESSENCIALMENTE DAS CRIANÇAS, E PARA ISSO ACREDITA-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS SEJA UMA GRANDE ALIADA NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS QUE, POR MEIO DE INTERAÇÕES, TRANSMITIRAM OS CONCEITOS BENÉFICOS ÀS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS. E O AMBIENTE ESCOLAR É O MELHOR LUGAR QUE PROPORCIONA ESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.