A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO USO DE “COLA/FILA” NO ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58673 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5665 "inscrito_id" => 7876 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO USO DE “COLA/FILA” NO ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL" "resumo" => "OS AVANÇOS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS SÃO NOTÁVEIS EM ALGUNS ASPECTOS. CONTUDO, AINDA HÁ CENÁRIOS QUE SE MANTÉM, ENTRE ELES O ENSINO TRADICIONAL, NO QUAL OCORRE A POUCA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NÃO DISTANTE DESSA REALIDADE ESTÁ O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUE SEGUE ALINHADA AO ATO CLÁSSICO DE AVALIAR BASEANDO-SE EM NOTAS, ACABANDO POR CLASSIFICAR OS ESTUDANTES. TAIS PROBLEMÁTICAS ACABAM REPERCUTINDO EM ALGUNS COMPORTAMENTOS PRESENTES NO COTIANDO ESCOLAR, ENTRE ELES O USO DE “COLAS/FILAS” UTILIZADOS PELOS ESTUDANTES, COMO FORMA DE BUSCAREM APROVAÇÃO DURANTE AS AVALIAÇÕES ESCOLARES. O ESTUDO BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE “COLAS/FILAS”, BEM COMO INVESTIGAR OS MOTIVOS RELACIONADOS À REALIZAÇÃO DESSE ATO. A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO SENDO DO TIPO QUALI-QUANTITATIVA. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS JUNTO A 20 ESTUDANTES DO 7° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. A MAIORIA DO PÚBLICO ESTUDADO DEMONSTROU CONHECER O TERMO “COLA/FILA” ASSIM COMO JÁ TER REALIZADO ESSE ATO DURANTE AS AVALIAÇÕES. AS RAZÕES DA PRÁTICA FORAM RELACIONADAS À FALTA DE ESTUDOS PRÉVIOS E A PREOCUPAÇÃO PELA APROVAÇÃO. COM RELAÇÃO AOS SENTIMENTOS DURANTE A EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA, DIVERGEM-SE ENTRE SENTIMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS. PERCEBE-SE QUE O ENSINO QUE SUPERVALORIZA A OBTENÇÃO DE NOTAS COM POUCA ATENÇÃO AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS, COLABORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS ERRÔNEOS E PREJUDICIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CIDADÃO DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7876_03102019203855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LAURA CALAZANS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAURA CALAZANS" "autor_email" => "laura.cal33@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58673 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5665 "inscrito_id" => 7876 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO USO DE “COLA/FILA” NO ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL" "resumo" => "OS AVANÇOS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS SÃO NOTÁVEIS EM ALGUNS ASPECTOS. CONTUDO, AINDA HÁ CENÁRIOS QUE SE MANTÉM, ENTRE ELES O ENSINO TRADICIONAL, NO QUAL OCORRE A POUCA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NÃO DISTANTE DESSA REALIDADE ESTÁ O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUE SEGUE ALINHADA AO ATO CLÁSSICO DE AVALIAR BASEANDO-SE EM NOTAS, ACABANDO POR CLASSIFICAR OS ESTUDANTES. TAIS PROBLEMÁTICAS ACABAM REPERCUTINDO EM ALGUNS COMPORTAMENTOS PRESENTES NO COTIANDO ESCOLAR, ENTRE ELES O USO DE “COLAS/FILAS” UTILIZADOS PELOS ESTUDANTES, COMO FORMA DE BUSCAREM APROVAÇÃO DURANTE AS AVALIAÇÕES ESCOLARES. O ESTUDO BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE “COLAS/FILAS”, BEM COMO INVESTIGAR OS MOTIVOS RELACIONADOS À REALIZAÇÃO DESSE ATO. A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO SENDO DO TIPO QUALI-QUANTITATIVA. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS JUNTO A 20 ESTUDANTES DO 7° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. A MAIORIA DO PÚBLICO ESTUDADO DEMONSTROU CONHECER O TERMO “COLA/FILA” ASSIM COMO JÁ TER REALIZADO ESSE ATO DURANTE AS AVALIAÇÕES. AS RAZÕES DA PRÁTICA FORAM RELACIONADAS À FALTA DE ESTUDOS PRÉVIOS E A PREOCUPAÇÃO PELA APROVAÇÃO. COM RELAÇÃO AOS SENTIMENTOS DURANTE A EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA, DIVERGEM-SE ENTRE SENTIMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS. PERCEBE-SE QUE O ENSINO QUE SUPERVALORIZA A OBTENÇÃO DE NOTAS COM POUCA ATENÇÃO AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS, COLABORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS ERRÔNEOS E PREJUDICIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CIDADÃO DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7876_03102019203855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LAURA CALAZANS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAURA CALAZANS" "autor_email" => "laura.cal33@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }