OS AVANÇOS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS SÃO NOTÁVEIS EM ALGUNS ASPECTOS. CONTUDO, AINDA HÁ CENÁRIOS QUE SE MANTÉM, ENTRE ELES O ENSINO TRADICIONAL, NO QUAL OCORRE A POUCA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NÃO DISTANTE DESSA REALIDADE ESTÁ O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUE SEGUE ALINHADA AO ATO CLÁSSICO DE AVALIAR BASEANDO-SE EM NOTAS, ACABANDO POR CLASSIFICAR OS ESTUDANTES. TAIS PROBLEMÁTICAS ACABAM REPERCUTINDO EM ALGUNS COMPORTAMENTOS PRESENTES NO COTIANDO ESCOLAR, ENTRE ELES O USO DE “COLAS/FILAS” UTILIZADOS PELOS ESTUDANTES, COMO FORMA DE BUSCAREM APROVAÇÃO DURANTE AS AVALIAÇÕES ESCOLARES. O ESTUDO BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE “COLAS/FILAS”, BEM COMO INVESTIGAR OS MOTIVOS RELACIONADOS À REALIZAÇÃO DESSE ATO. A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO SENDO DO TIPO QUALI-QUANTITATIVA. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS JUNTO A 20 ESTUDANTES DO 7° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. A MAIORIA DO PÚBLICO ESTUDADO DEMONSTROU CONHECER O TERMO “COLA/FILA” ASSIM COMO JÁ TER REALIZADO ESSE ATO DURANTE AS AVALIAÇÕES. AS RAZÕES DA PRÁTICA FORAM RELACIONADAS À FALTA DE ESTUDOS PRÉVIOS E A PREOCUPAÇÃO PELA APROVAÇÃO. COM RELAÇÃO AOS SENTIMENTOS DURANTE A EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA, DIVERGEM-SE ENTRE SENTIMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS. PERCEBE-SE QUE O ENSINO QUE SUPERVALORIZA A OBTENÇÃO DE NOTAS COM POUCA ATENÇÃO AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS, COLABORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS ERRÔNEOS E PREJUDICIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CIDADÃO DOS ESTUDANTES.