O ENSINO DE QUÍMICA VIVE UMA REALIDADE COMPLEXA NAS ESCOLAS. OS ALUNOS TRAZEM CONSIGO UMA CONCEPÇÃO DE QUE A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA É DIFÍCIL, QUE MUITAS VEZES É ATRELADA PELA METODOLOGIA DO ENSINO TRADICIONAL ADOTADA PELOS PROFESSORES. NESSE CONTEXTO, O PROGRAMA PIBID VEM SENDO DESENVOLVIDO COM INTUITO DE PROPICIAR TANTO UMA MELHOR FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO PROMOVER METODOLOGIAS QUE DE ENSINO QUE POSSIBILITEM UM MELHOR APRENDIZADO DOS ALUNOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR COMO O PROCESSO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ESTÁ POSSIBILITANDO BENEFÍCIOS A FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS/ QUÍMICA, COM TAMBÉM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO CENTRO DE ENSINO DEBORAH CORREIA LIMA EM SÃO BERNARDO – MA. E CONSTITUI-SE DE UMA ANÁLISE QUALITATIVA, QUE BUSCOU OBTER UMA VISÃO DO PROFESSOR NO QUE SE REFERE AO INTERESSE, RELEVÂNCIA E IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA. NA COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO QUESTIONÁRIO COM O SUPERVISOR TÉCNICO DO PIBIB. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O PIBID TEM GRANDE INFLUÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR, POIS CONTRIBUI PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. PORTANTO, O PROGRAMA PROMOVE AULAS MAIS DINÂMICAS E DIVERSIFICADAS, TORNANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, PROPICIA TAMBÉM, A INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESPERTA O INTERESSE DO ALUNO, ESTIMULA O PROFESSOR A REFLETIR SOBRE NOVAS METODOLOGIAS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM.