O PRESENTE TRABALHO PROPÕE COMO OBJETO DISCUTIR COMO UM MÉTODO DE ESTUDO SISTEMATIZADO PODE INTERFERIR E CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DAS PESSOAS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA E DE SI. EVIDENCIAMOS O ESTUDO COMO UMA “ATIVIDADE HUMANA SENSÍVEL”, QUE ESTÁ DIRETAMENTE ASSOCIADO A FORMAÇÃO HUMANA. OS FILÓSOFOS ANTIGOS REMETEM O ESTUDO COMO MODO DE VIDA, UMA ARTE, UMA TÉCNICA DE VIDA. UMA VIDA RICA EM CONHECIMENTO NA BUSCA CONSTANTE PELO O QUE PIERRE HADOT (1999) VAI DEFINIR COMO INALCANÇÁVEL: A SABEDORIA. DIANTE APRESENTAREMOS UMA DISCUSSÃO ACERCA DOS CONCEITOS QUE ENVOLVEM ESSAS CATEGORIAS. PARA TAL, TRAZEMOS OS AUTORES: MICHEL FOUCAULT, ALEXANDRE FREITAS, PEDRO PAGNI E CIRO BEZERRA. ADEMAIS, DISCUTIREMOS A “LEITURA IMANENTE”, UMA PROPOSTA PARA ALÉM DE UMA ABORDAGEM MERAMENTE TEÓRICA E ABSTRATA, QUE VISA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO HUMANA DE FORMA CONCRETA COM A MEDIAÇÃO DA ESCRITA. É UM MÉTODO DE ESTUDO E PESQUISA.