O presente trabalho cientÍfico apresenta os resultados de uma pesquisa exploratÓria que utilizou diferentes tÉcnicas e procedimentos (a revisÃo bibliogrÁfica, a aplicaÇÃo de questionÁrios abertos, a anÁlise de dados qualitativo e quantitativo etc.) para investigar o processo de implantaÇÃo e funcionamento do Programa de capacitaÇÃo docente do Instituto Chapada de EducaÇÃo e Pesquisa (ICEP), no municÍpio baiano de Xique-Xique. Nessa investigaÇÃo, procurava-se observar se essa polÍtica pÚblico-privada – implantada pelo governo municipal, em parceria com uma instituiÇÃo privada (ICEP) – teria ou nÃo conseguido conscientizar os professores de LÍngua Portuguesa da rede pÚblica municipal, sobre a necessidade de inovar a prÁtica de ensino para conseguir intervir positivamente no processo de formaÇÃo leitora dos alunos do sextos anos do Ensino Fundamental. Como resultado, a pesquisa mostrou que, embora tivesse existido alguns entraves que dificultaram o pleno Êxito dessa proposta polÍtica-educativa, o Programa investigado, ainda assim, pode alcanÇar seu objetivo final, garantindo, com isso, um melhoramento na qualidade educativa no municÍpio pesquisado.