ESTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II ( ÁREA DE EDUCAÇÃO INFANTIL) COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN/CAICÓ, QUE OCORREU NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2018, NA CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA NEUZA DANTAS, NUMA TURMA DE NÍVEL IV. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO PRINCIPAL É DISCUTIRMOS A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA QUE APOSTA NA CAPACIDADE DAS CRIANÇAS REALIZAREM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS MESMAS. NESTA PERSPECTIVA, APRESENTAMOS O MÉTODO DE ENSINO TEMA DE PESQUISA, BASEADO NA METODOLOGIA DO TEMA GERADOR, PAULO FREIRE (1996), O QUAL TEM COMO PREMISSA A SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA RACIONALIDADE DIALÓGICA VISANDO UMA PRÁTICA QUE ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO, A CURIOSIDADE, PROVOQUE O DEBATE, PRIORIZE A PROBLEMATIZAÇÃO DOS SABERES JÁ CONSTITUÍDOS HISTÓRICA E SOCIALMENTE EM UM MUNDO CONCRETO, CONFLITUOSO E CONTRADITÓRIO, E, PRINCIPALMENTE RESPEITE O CONHECIMENTO TRAZIDO PELAS CRIANÇAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE ESSA METODOLOGIA FAVORECE MAIOR INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POSSIBILITA O ROMPIMENTO COM PRÁTICAS EDUCATIVAS DESCONTEXTUALIZADAS E CRIA UMA ROTINA QUE PROPICIA O PENSAR E O FAZER CONSCIENTE, CRÍTICO, AUTÔNOMO, ÉTICO, CRIATIVO. POR FIM, DESTACA A PRÁTICA DE ESTÁGIO COMO UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR, QUE, PROPORCIONA O CRESCIMENTO ACADÊMICO, PROFISSIONAL E PESSOAL. A CORRELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, PERMITE A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR SOBRE O PAPEL DO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA, SUSCITANDO A CERTEZA QUE É POSSÍVEL INOVAR.
PALAVRAS-CHAVE: ESTÁGIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, TEMAS DE PESQUISA.