O PRESENTE TEXTO É UM RECORTE DOS RESULTADOS EVIDENCIADOS EM UMA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADA “ PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: O ATO DE LER E A LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL” (SILVA, 2018) NO QUAL FORAM ANALISADAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA ACADÊMICA ACERCA DO ATO DE LER E DA LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2016 NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TENDO COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DO ACESSO AOS PERIÓDICOS DA CAPES E ANPED. NESTE ARTIGO APRESENTAMOS 5 TRABALHOS OS QUAIS APONTAM QUE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS QUE SE PAUTARAM NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EM SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TRATARAM O ATO DE LER E A LEITURA LITERÁRIA COMO UMA FORMA DE ACESSO À CULTURA ELABORADA E HUMANIZAÇÃO DO SUJEITO QUE DEVE PROVOCAR INQUIETAÇÕES, QUESTIONAMENTOS E TRANSFORMAÇÕES, REVELANDO A REALIDADE DA ESSÊNCIA HUMANA.