CARDOZO, Aline Da Silva et al.. Educação inclusiva: limites e possibilidades. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60135>. Acesso em: 23/12/2024 05:46
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DESTACANDO O PROCESSO HISTÓRICO DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, QUE SE CARACTERIZOU PELA SELETIVIDADE DE ALUNOS, CONFORME CRITÉRIOS PAUTADOS PELA APTIDÃO E DISPONIBILIDADE PARA OS ESTUDOS FORMAIS E, POSTERIORMENTE, ABORDANDO AS INICIATIVAS QUE GERARAM AS BASES E AS POLÍTICAS FOCADAS EM UMA ESCOLA PARA TODOS, NOMINADA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A OPÇÃO METODOLÓGICA ADOTADA FOI PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE É DESENVOLVIDA COM BASE EM MATERIAL JÁ ELABORADO, CONSTITUÍDO DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS, DENTRE OUTROS. TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER ASPECTOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ANALISANDO LIMITES E POSSIBILIDADES DESSE PROCESSO. CONSTATAMOS QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É UM PARADIGMA QUE PROPÕE A INCLUSÃO E A GARANTIA DE APRENDIZAGEM PARA TODOS OS ALUNOS, SEM EXCEÇÃO, ROMPENDO COM O TRADICIONAL MODELO ESCOLAR ORGANIZADO PARA PESSOAS CAPAZES DE SE ADEQUAR À SUA INFLEXIBILIDADE. FICA EVIDENTE QUE A PROPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEM OBTIDO CONQUISTAS, MAS AINDA ENFRENTA DIFERENTES DESAFIOS, TAIS COMO A NECESSIDADE DE MELHOR FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, ACESSIBILIDADE FÍSICA, ARQUITETÔNICA E ATITUDINAL, DENTRE OUTROS.