PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62119 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3583 "inscrito_id" => 7063 "titulo" => "PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O TRABALHO AQUI APRESENTADO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FEITO POR ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, EM SUA EXPERIÊNCIA AO OBSERVAR A ROTINA DO PEDAGOGO EM SALA DE AULA. TAL VIVENCIA, FOI REALIZADA NA E.E.F BEATRIZ SANFORD FROTA, COM UMA PROFESSORA DO 5º ANO, NO MUNICÍPIO DE MERUOCA-CE. AQUI APRESENTAMOS UM RELATO REFERENTE ÀS NOSSAS OBSERVAÇÕES EM SALA, QUE SE INTITULA COMO “PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE”, NO QUAL FOI POSSÍVEL ANALISAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADA NAS AULAS, E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA DOCENTE PARA FACILITAR O APRENDIZADO DA TURMA E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM APRENDER. O GRANDE ESTÍMULO DAS AULAS ERA A PARTICIPAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE TODOS TINHAM INTERESSE EM SE EXPRESSAR DURANTE AS AULAS. A RELAÇÃO DE ALUNO PARA ALUNO TAMBÉM ERA BASTANTE UTILIZADA, POIS A DOCENTE ACREDITA NO INCENTIVO E INTERAÇÃO ENTRE A TURMA, QUE OS MESMOS PODEM SE AJUDAR E CONSTRUIR UMA BOA RELAÇÃO ENTRE SI. POR FIM, FALAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA QUE ESSA OBSERVAÇÃO TROUXE PARA NOSSA FORMAÇÃO, NO SENTIDO DE UM OLHAR DIRETO E REFLEXIVO SOBRE TUDO AQUILO QUE APRENDEMOS NA TEORIA, E COMPREENDER, SOBRETUDO, A SENSAÇÃO DA “BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ”, VISTO QUE O RESULTADO FOI BASTANTE SATISFATÓRIO. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS APOIAMOS NAS IDÉIAS DE AUTORES COMO ALARCÃO (2011), BRANDÃO (1981) E FREIRE (1996), QUE ENRIQUECERAM NOSSOS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE SUAS OBRAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ENSINO, PROFISSIONAL, REFLEXIVO, REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7063_23092019140402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA DE SOUZA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA SOUZA" "autor_email" => "alexsandrasp1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62119 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3583 "inscrito_id" => 7063 "titulo" => "PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O TRABALHO AQUI APRESENTADO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FEITO POR ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, EM SUA EXPERIÊNCIA AO OBSERVAR A ROTINA DO PEDAGOGO EM SALA DE AULA. TAL VIVENCIA, FOI REALIZADA NA E.E.F BEATRIZ SANFORD FROTA, COM UMA PROFESSORA DO 5º ANO, NO MUNICÍPIO DE MERUOCA-CE. AQUI APRESENTAMOS UM RELATO REFERENTE ÀS NOSSAS OBSERVAÇÕES EM SALA, QUE SE INTITULA COMO “PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE”, NO QUAL FOI POSSÍVEL ANALISAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADA NAS AULAS, E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA DOCENTE PARA FACILITAR O APRENDIZADO DA TURMA E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM APRENDER. O GRANDE ESTÍMULO DAS AULAS ERA A PARTICIPAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE TODOS TINHAM INTERESSE EM SE EXPRESSAR DURANTE AS AULAS. A RELAÇÃO DE ALUNO PARA ALUNO TAMBÉM ERA BASTANTE UTILIZADA, POIS A DOCENTE ACREDITA NO INCENTIVO E INTERAÇÃO ENTRE A TURMA, QUE OS MESMOS PODEM SE AJUDAR E CONSTRUIR UMA BOA RELAÇÃO ENTRE SI. POR FIM, FALAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA QUE ESSA OBSERVAÇÃO TROUXE PARA NOSSA FORMAÇÃO, NO SENTIDO DE UM OLHAR DIRETO E REFLEXIVO SOBRE TUDO AQUILO QUE APRENDEMOS NA TEORIA, E COMPREENDER, SOBRETUDO, A SENSAÇÃO DA “BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ”, VISTO QUE O RESULTADO FOI BASTANTE SATISFATÓRIO. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS APOIAMOS NAS IDÉIAS DE AUTORES COMO ALARCÃO (2011), BRANDÃO (1981) E FREIRE (1996), QUE ENRIQUECERAM NOSSOS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE SUAS OBRAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ENSINO, PROFISSIONAL, REFLEXIVO, REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7063_23092019140402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA DE SOUZA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA SOUZA" "autor_email" => "alexsandrasp1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }