COM O INTUITO DE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO SOCIAL E PEDAGÓGICO, E PAUTANDO-SE NA ABORDAGEM DE ALGUNS ASPECTOS FUNDAMENTAIS SOBRE O REFERIDO TEMA, HAJA VISTA QUE O MESMO TEM PERMEADO TODO O PROCESSO EDUCACIONAL, O PRESENTE ESTUDO VOLTA-SE PARA A ANÁLISE NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, A PARTIR DE CONCEITOS BÁSICOS, FUNÇÕES E TIPOS DE AVALIAÇÃO. DESSA FORMA, O TRABALHO AQUI APRESENTADO FUNDAMENTOU-SE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COMPILANDO BALUARTES DA AVALIAÇÃO. DENTRE ELES: JUSSARA HOFFMMAN (2005), CELSO VASCONCELLOS, (1998), FELIPE JANSEN DA SILVA, (2008), LÜDKE (2009) E PEDRO DEMO, (2008). O PROPÓSITO DE LANÇAR UM OLHAR SOBRE ESSES CONCEITOS EVIDENCIA QUE SE FAZ NECESSÁRIO VER TAMBÉM, NO TOCANTE À AÇÃO AVALIATIVA, SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, COMO É DIRECIONADA A AVALIAÇÃO POR TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. FEZ-SE NECESSÁRIO AINDA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A POSTURA DO EDUCADOR E DO EDUCANDO EM RELAÇÃO AO ASSUNTO E À VISÃO DO ERRO NUMA PROGRESSÃO DE MUDANÇA E INCLUSÃO.