ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE COMPREENDER OS ESTUDOS E CONTRIBUIÇÕES QUE A DIDÁTICA PROPORCIONA A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA, FAZENDO COM QUE OS PROFESSORES DESENVOLVAM ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUE FAVOREÇA O ENSINO E APRENDIZAGEM. COM ISSO ACREDITA-SE QUE DIDÁTICA PROPICIA ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO, TECENDO SABERES QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, E, AINDA AUXILIA OS PROFESSORES NO QUE SE REFEREM OS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SALA DE AULA. PARA TANTO O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE EM AUTORES COMO CORDEIRO (2017), FREIRE (2012), LIBÂNEO (2013), PIMENTA (2012 ENTRE OUTROS QUE CORROBORARAM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DESTE. OS RESULTADOS AINDA DÃO CONTA DE QUE A DIDÁTICA CONTRIBUI ENTRE OUTRAS QUESTÕES PARA MELHORAR A PRÁTICA DOCENTE ALÉM DE AMPLIAR A VISÃO DESTE ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DESSA FORMA PODEMOS PERCEBER QUE AS FERRAMENTAS DIDÁTICAS ESTÃO PRESENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NECESSÁRIO AO EXERCÍCIO DE SALA DE AULA. A DIDÁTICA SURGIU COM A FINALIDADE PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, MAS AINDA SE PERCEBE A COMPREENSÃO ACERCA DESTA COMO UM MERO INSTRUMENTO DIDÁTICO E PEDAGÓGICA.