O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É COMPREENDER COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL TEM CONTRIBUÍDO NA
DISCUSSÃO ATUAL EM TORNO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ACOMETIDO EM CRIANÇAS.
PRIMEIRAMENTE, FEZ-SE NECESSÁRIO ASSIMILAR COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL COMPREENDE O
DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PARA, POSTERIORMENTE, ENTENDER SUAS CRÍTICAS À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA QUE TOMA COMO PRINCÍPIO O SUPOSTO TRANSTORNO DE ATENÇÃO. PARA ALCANÇAR TAL
OBJETIVO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, TENDO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A BUSCA
DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM DOIS BANCOS DE DADOS: CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. COMO PALAVRAS-CHAVE,
DE FORMA COMBINADA, FORAM UTILIZADAS: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, TDAH, VYGOTSKY. DISCUTIU-SE QUE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, AO CONTRÁRIO DE UMA VISÃO
MATURACIONISTA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, COMO É O CASO DA ATENÇÃO
VOLUNTÁRIA, INCLUI QUESTÕES DE ORDEM POLÍTICA, SOCIAL, SOBRETUDO, CULTURAL, SEM EXCLUIR A DIMENSÃO
BIOLÓGICA, POIS ESTA SE APRESENTA COMO O PONTO DE PARTIDA PARA QUE O HOMEM SE CONSTITUA COMO TAL E
COMO UMA UNIDADE INDISSOCIÁVEL JUNTO COM A DIMENSÃO SOCIAL. POR FIM, COMO SUGESTÃO PARA OS PRÓXIMOS
ESTUDOS, FAZ-SE ÚTIL INVESTIGAR AS RELAÇÕES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS QUE ESTÃO IMPLICADAS DESDE O
CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATÉ OS PROCESSOS DE ENCAMINHAMENTO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA CRIANÇA
CONSIDERADA HIPERATIVA OU DESATENTA.