O ENSINO DE CIÊNCIAS PERMITE A UTILIZAÇÃO DE VÁRIAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS, UM EXEMPLO, SÃO AS ATIVIDADES PRÁTICAS QUE SE MOSTRARAM UMA FERRAMENTA QUE PROPORCIONA A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS TEÓRICOS A SITUAÇÕES DO COTIDIANO DO ESTUDANTE, POSSIBILITANDO ATINGIR NOVOS CONHECIMENTOS, ALÉM DE DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA RESOLVER NOVOS DESAFIOS. O PRESENTE TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE DESENVOLVER ATIVIDADES INOVADORAS QUE ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO E VIABILIZEM O ENSINO/APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS, TEM COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E/OU APERFEIÇOAMENTO DO CONHECIMENTO DO ALUNO AO VIVENCIAR OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS. DESTARTE, A PRIMEIRA PARTE DESTE TRABALHO TRAZ UMA CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA COM AS PRINCIPAIS ADAPTAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, REVELA AS DEFICIÊNCIAS METODOLÓGICAS DO ENSINO TRADICIONAL, RESULTANDO NO SURGIMENTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. E NA SEGUNDA PARTE, DESCREVE AS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS DO 8º ANO, ENSINO FUNDAMENTAL II, DA ESCOLA JEAN PIAGET, NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM 2017. ESSA METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SE MOSTROU UM MEIO DINÂMICO E EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, OS ESTUDANTES SE MOSTRARAM ENTUSIASMADOS COM AS ATIVIDADES VIVENCIADAS E O TRABALHO EM GRUPO ESTIMULOU A COMUNICAÇÃO, A COOPERAÇÃO, A INICIATIVA PESSOAL E O RESPEITO MÚTUO.