A ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57993 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4331 "inscrito_id" => 12314 "titulo" => "A ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR E ALAVANCAR POSSIBILIDADES PRÁTICAS NO FAVORECIMENTO DE POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC), POSTO QUE AS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE COMO ENSINAR E COMO APRENDEMOS CIÊNCIAS ESTÃO RODEADAS DE INÚMEROS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PROCESSUAIS E ATITUDINAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA. ENTENDENDO QUE UMA AC INCENTIVA UM ESPÍRITO CRÍTICO E REFLEXIVO, PODENDO SE ESTENDER PARA ALÉM DAS PAREDES DA ESCOLA, DESENVOLVENDO NOS ESTUDANTES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE OS TORNARÃO CAPAZES DE TOMAR DECISÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS FUGINDO, ASSIM DO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL TÃO VIVIDO EM NOSSO SISTEMA DE ENSINO. TAIS CONSIDERAÇÕES INCENTIVAM A BUSCA POR PROPOSTAS QUE CONDIZEM COM OS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA AC. ENTENDENDO QUE UM DOS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS É O TEMPO QUE AS INTERVENÇÕES DESTA NATUREZA REQUEREM, É INDICADO QUE, AO PASSO QUE A ABORDAGEM FAVOREÇA UMA DISCUSSÃO MAIS AMPLA, NO QUE DIZ RESPEITO A QUESTÕES CIENTÍFICAS E METACIENTÍFICAS, POSSIBILITE TAMBÉM UMA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO. PARA TANTO, A ADOÇÃO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DENTRO DE SALA DE AULA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO SE APRESENTA COMO UMA BOA PROPOSTA. ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM LIVROS, FASCÍCULOS DE LIVROS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE FUNDAMENTAR OS OBJETIVOS DE ENSINO E ARTICULÁ-LOS A ABORDAGEM EXPERIMENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12314_26092019151048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAENE GUIMARÃES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JAENE" "autor_email" => "jaefisprofa@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57993 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4331 "inscrito_id" => 12314 "titulo" => "A ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR E ALAVANCAR POSSIBILIDADES PRÁTICAS NO FAVORECIMENTO DE POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC), POSTO QUE AS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE COMO ENSINAR E COMO APRENDEMOS CIÊNCIAS ESTÃO RODEADAS DE INÚMEROS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PROCESSUAIS E ATITUDINAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA. ENTENDENDO QUE UMA AC INCENTIVA UM ESPÍRITO CRÍTICO E REFLEXIVO, PODENDO SE ESTENDER PARA ALÉM DAS PAREDES DA ESCOLA, DESENVOLVENDO NOS ESTUDANTES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE OS TORNARÃO CAPAZES DE TOMAR DECISÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS FUGINDO, ASSIM DO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL TÃO VIVIDO EM NOSSO SISTEMA DE ENSINO. TAIS CONSIDERAÇÕES INCENTIVAM A BUSCA POR PROPOSTAS QUE CONDIZEM COM OS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA AC. ENTENDENDO QUE UM DOS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS É O TEMPO QUE AS INTERVENÇÕES DESTA NATUREZA REQUEREM, É INDICADO QUE, AO PASSO QUE A ABORDAGEM FAVOREÇA UMA DISCUSSÃO MAIS AMPLA, NO QUE DIZ RESPEITO A QUESTÕES CIENTÍFICAS E METACIENTÍFICAS, POSSIBILITE TAMBÉM UMA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO. PARA TANTO, A ADOÇÃO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DENTRO DE SALA DE AULA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO SE APRESENTA COMO UMA BOA PROPOSTA. ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM LIVROS, FASCÍCULOS DE LIVROS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE FUNDAMENTAR OS OBJETIVOS DE ENSINO E ARTICULÁ-LOS A ABORDAGEM EXPERIMENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12314_26092019151048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAENE GUIMARÃES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JAENE" "autor_email" => "jaefisprofa@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }