ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR E ALAVANCAR POSSIBILIDADES PRÁTICAS NO FAVORECIMENTO DE POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC), POSTO QUE AS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE COMO ENSINAR E COMO APRENDEMOS CIÊNCIAS ESTÃO RODEADAS DE INÚMEROS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PROCESSUAIS E ATITUDINAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA. ENTENDENDO QUE UMA AC INCENTIVA UM ESPÍRITO CRÍTICO E REFLEXIVO, PODENDO SE ESTENDER PARA ALÉM DAS PAREDES DA ESCOLA, DESENVOLVENDO NOS ESTUDANTES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE OS TORNARÃO CAPAZES DE TOMAR DECISÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS FUGINDO, ASSIM DO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL TÃO VIVIDO EM NOSSO SISTEMA DE ENSINO. TAIS CONSIDERAÇÕES INCENTIVAM A BUSCA POR PROPOSTAS QUE CONDIZEM COM OS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA AC. ENTENDENDO QUE UM DOS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS É O TEMPO QUE AS INTERVENÇÕES DESTA NATUREZA REQUEREM, É INDICADO QUE, AO PASSO QUE A ABORDAGEM FAVOREÇA UMA DISCUSSÃO MAIS AMPLA, NO QUE DIZ RESPEITO A QUESTÕES CIENTÍFICAS E METACIENTÍFICAS, POSSIBILITE TAMBÉM UMA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO. PARA TANTO, A ADOÇÃO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DENTRO DE SALA DE AULA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO SE APRESENTA COMO UMA BOA PROPOSTA. ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM LIVROS, FASCÍCULOS DE LIVROS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE FUNDAMENTAR OS OBJETIVOS DE ENSINO E ARTICULÁ-LOS A ABORDAGEM EXPERIMENTAL.