A fÍsica quÂntica e a psicologia de orientaÇÃo transpessoal abriram novos horizontes teÓricos para a reflexÃo e a compreensÃo do nosso universo. Os conceitos de princÍpio da incerteza, de entrelaÇamento quÂntico, de universos paralelos, espiritualidade e estados alterados da consciÊncia – destacados e evidenciados em teses de fÍsicos e psicÓlogos emÉritos – apontam novos paradigmas para a compreensÃo da interaÇÃo humana com o cosmo. Esses novos olhares podem abrir diferentes perspectivas interdisciplinares sobre o desenvolvimento humano e a educaÇÃo, objeto desta pesquisa bibliogrÁfica. Por fim, pode-se inserir crianÇas, jovens e adultos que apresentam capacidades sensoriais incomuns no meio escolar, diante desses novos paradigmas educativos, dentro do recorte de Altas Habilidades/SuperdotaÇÃo, numa categoria que intitulo, a partir de agora, de “Talento QuÂntico”.