O PRESENTE TRABALHO PROPÕE RELATAR AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR DUAS GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL, DO PERÍODO EM QUE ATUARAM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ATRAVÉS DO REFERIDO PROGRAMA, DESENVOLVEMOS O SUBPROJETO INTITULADO: “JOGOS E BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO”. OBJETIVAMOS, ATRAVÉS DESTE RELATO, DISCUTIR OS IMPACTOS CAUSADOS EM NOSSA FORMAÇÃO, BEM COMO, RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/ALAGOAS. PARA ESSA FINALIDADE, REALIZAMOS ESTUDOS DE OBRAS E AUTORES QUE FUNDAMENTAM A ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO SUPRACITADO, QUAIS SEJAM: KISHIMOTO (1997; 2011), VYGOTSKY (1987) E SOARES (1999; 2004; 2016). A METODOLOGIA UTILIZADA NA EXECUÇÃO DA PESQUISA É A PESQUISA-AÇÃO (BARBIER, 2004), AS TÉCNICAS EMPREGADAS SÃO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E O DIÁRIO DE CAMPO. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS OBSERVAMOS QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PROMOVEM UM AMBIENTE PARTICIPATIVO E AUXILIAM OS EDUCANDOS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FONO-ORTOGRÁFICAS E SEMÂNTICA.