Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MACEIÓ/ALAGOAS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, JOGOS E BRINCADEIRAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59711
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5443
    "inscrito_id" => 6162
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MACEIÓ/ALAGOAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PROPÕE RELATAR AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR DUAS GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL,  DO PERÍODO EM QUE ATUARAM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ATRAVÉS DO REFERIDO PROGRAMA, DESENVOLVEMOS O SUBPROJETO INTITULADO: “JOGOS E BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO”. OBJETIVAMOS, ATRAVÉS DESTE RELATO, DISCUTIR OS IMPACTOS CAUSADOS EM NOSSA FORMAÇÃO, BEM COMO, RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/ALAGOAS. PARA ESSA FINALIDADE, REALIZAMOS ESTUDOS DE OBRAS E AUTORES QUE FUNDAMENTAM A ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO SUPRACITADO, QUAIS SEJAM: KISHIMOTO (1997; 2011), VYGOTSKY (1987) E SOARES (1999; 2004; 2016). A METODOLOGIA UTILIZADA NA EXECUÇÃO DA PESQUISA É A PESQUISA-AÇÃO (BARBIER, 2004), AS TÉCNICAS EMPREGADAS SÃO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E O DIÁRIO DE CAMPO. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS OBSERVAMOS QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PROMOVEM UM AMBIENTE PARTICIPATIVO E AUXILIAM OS EDUCANDOS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FONO-ORTOGRÁFICAS E SEMÂNTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, JOGOS E BRINCADEIRAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID6162_03102019131813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA DO NASCIMENTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DO NASCIMENTO SANTOS"
    "autor_email" => "natalianascimento213@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59711
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5443
    "inscrito_id" => 6162
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MACEIÓ/ALAGOAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PROPÕE RELATAR AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR DUAS GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL,  DO PERÍODO EM QUE ATUARAM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ATRAVÉS DO REFERIDO PROGRAMA, DESENVOLVEMOS O SUBPROJETO INTITULADO: “JOGOS E BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO”. OBJETIVAMOS, ATRAVÉS DESTE RELATO, DISCUTIR OS IMPACTOS CAUSADOS EM NOSSA FORMAÇÃO, BEM COMO, RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/ALAGOAS. PARA ESSA FINALIDADE, REALIZAMOS ESTUDOS DE OBRAS E AUTORES QUE FUNDAMENTAM A ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO SUPRACITADO, QUAIS SEJAM: KISHIMOTO (1997; 2011), VYGOTSKY (1987) E SOARES (1999; 2004; 2016). A METODOLOGIA UTILIZADA NA EXECUÇÃO DA PESQUISA É A PESQUISA-AÇÃO (BARBIER, 2004), AS TÉCNICAS EMPREGADAS SÃO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E O DIÁRIO DE CAMPO. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS OBSERVAMOS QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PROMOVEM UM AMBIENTE PARTICIPATIVO E AUXILIAM OS EDUCANDOS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FONO-ORTOGRÁFICAS E SEMÂNTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, JOGOS E BRINCADEIRAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID6162_03102019131813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA DO NASCIMENTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DO NASCIMENTO SANTOS"
    "autor_email" => "natalianascimento213@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PROPÕE RELATAR AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR DUAS GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL, DO PERÍODO EM QUE ATUARAM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ATRAVÉS DO REFERIDO PROGRAMA, DESENVOLVEMOS O SUBPROJETO INTITULADO: “JOGOS E BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO”. OBJETIVAMOS, ATRAVÉS DESTE RELATO, DISCUTIR OS IMPACTOS CAUSADOS EM NOSSA FORMAÇÃO, BEM COMO, RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/ALAGOAS. PARA ESSA FINALIDADE, REALIZAMOS ESTUDOS DE OBRAS E AUTORES QUE FUNDAMENTAM A ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO SUPRACITADO, QUAIS SEJAM: KISHIMOTO (1997; 2011), VYGOTSKY (1987) E SOARES (1999; 2004; 2016). A METODOLOGIA UTILIZADA NA EXECUÇÃO DA PESQUISA É A PESQUISA-AÇÃO (BARBIER, 2004), AS TÉCNICAS EMPREGADAS SÃO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E O DIÁRIO DE CAMPO. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS OBSERVAMOS QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PROMOVEM UM AMBIENTE PARTICIPATIVO E AUXILIAM OS EDUCANDOS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FONO-ORTOGRÁFICAS E SEMÂNTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.