O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPANSÃO E DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NA MEDIDA EM QUE OPORTUNIZA A POPULAÇÕES MENOS FAVORECIDAS O ACESSO AO SABER HISTÓRICA E CULTURALMENTE CONSTRUÍDOS, BEM COMO AMPLIA AS OPORTUNIDADES DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. TEM COMO OBJETIVO EVIDENCIAR E DISCUTIR AS RAZÕES PELAS QUAIS ALUNOS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA OPTARAM POR ESSA MODALIDADE DE ENSINO ESTANDO VINCULADOS A UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA QUE OFERECE A MODALIDADE PRESENCIAL. EM TERMOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO DE BASE ETNOGRÁFICA EM QUE BUSCA APREENDER OS FENÔMENOS EM SEU AMBIENTE NATURAL. OS RESULTADOS, AINDA PRELIMINARES, EVIDENCIARAM QUE A EAD TEM PROMOVIDO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE, A INCLUSÃO SOCIAL DE VARIADAS VERTENTES DA POPULAÇÃO QUE PELOS DIVERSOS MOTIVOS ESTARIAM AFASTADAS DA INSTITUIÇÃO FÍSICA DE ENSINO. ESPERAMOS QUE ESSE TRABALHO LANCE OUTROS OLHARES ACERCA DA EAD COMO UM DOS MECANISMOS DE MAIOR ABRANGÊNCIA PARA GARANTIR A INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL.