NESTE PROJETO PROPOMO-NOS A APRESENTAR SOBRE A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DOS POLIEDROS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, ESPECIFICAMENTE NO ESTUDO DOS POLIEDROS DE PLATÃO. IREMOS EXPLORAR ESSES POLIEDROS, SUA HISTÓRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS, QUE DESPERTARAM INTERESSES EM MUITOS QUE, POR OBSERVAREM-NAS, OS ESTUDARAM. ESTE ESTUDO ORIGINOU-SE, DURANTE A DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS II, NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA, CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS. ABORDAREMOS OS ESTUDOS, A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DOS CINCO POLIEDROS PLATÔNICOS, TENDO COMO INTUITO TRAZER A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UM RECURSO IMPORTANTE PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA, PERMITINDO UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, OPORTUNIZANDO A LEITURA, A REFLEXÃO, ALÉM DE ANALISAR COM OS ALUNOS AS CARACTERÍSTICAS DOS CINCO POLIEDROS, E A EXPLICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DELES. A ATIVIDADE FOI REALIZADA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO QUAL OS CINCO POLIEDROS FORAM CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS, E ESTES CONHECERAM OS ELEMENTOS DO POLIEDRO: FACE, ARESTA E VÉRTICE, SUAS NOMENCLATURAS E OS ELEMENTOS DA NATUREZA QUE CADA UM REPRESENTA. FOI UMA ATIVIDADE INTRODUTÓRIA AO ASSUNTO, SIMPLESMENTE UMA ATIVIDADE VOLTADA A UTILIZAR A HISTÓRIA COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA.