O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ- CAMPUS ITAITUBA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61559 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 5036 "titulo" => "O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ- CAMPUS ITAITUBA" "resumo" => "NESTE ARTIGO PRETENDEU-SE PESQUISAR A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ NO CAMPUS ITAITUBA – IFPA. NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO ANALISAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DAS CONSTRUÇÕES DE PLANOS DOCENTES DIALÓGICOS NO INSTITUTO. NA PESQUISA COM 25 DOCENTES, DE DIVERSAS TITULAÇÕES, ENTRE OS VÁRIOS DADOS COLETADOS E ANALISADOS, CONCLUIU-SE QUE O PLANEJAMENTO DOCENTE É UMA ATIVIDADE PRIMORDIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA RECONHECIDA POR 100% DOS DOCENTES. OUTRO DADO REVELADO FOI QUE 100% NÃO CONSIDERAM O PLANEJAMENTO DOCENTE APENAS COMO UMA OBRIGAÇÃO INSTITUCIONAL. NA ANÁLISE DOS DADOS, PERCEBEU-SE QUE SÃO MUITAS AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO, DENTRE AS QUAIS, VERIFICOU-SE QUE A MAIORIA DOS DOCENTES PESQUISADOS, 56%, DESENVOLVE SEUS PLANOS DE FORMA DIALÓGICA, POIS ENVOLVEM OUTROS DOCENTES, O QUE ENFATIZA A VALORIZAÇÃO DIALÓGICA DO FAZER DOCENTE DE FORMA COESA E INTERDISCIPLINAR. NO ENTANTO, NÃO HÁ CONSENSO DOS EDUCADORES A ESTE RESPEITO, UMA VEZ QUE SE IDENTIFICOU QUE 36% DOS DOCENTES AINDA DESENVOLVEM SEUS PLANOS DE FORMA INDIVIDUALIZADA, O QUE PODE SER UM PRESSUPOSTO INADEQUADO DO PONTO DE VISTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. EM SÍNTESE, O PLANEJAMENTO, ESPECIALMENTE O DIALÓGICO, FAVORECE AO PROFESSOR A DIMENSÃO DA SERIEDADE DE SUA AULA E OS OBJETIVOS A QUE ELA SE DESTINA, BEM COMO O TIPO DE CIDADÃO OU CIDADÃ QUE PRETENDE FORMAR. DESTACA-SE AINDA QUE OS QUESTIONAMENTOS SE DESTINARAM EXCLUSIVAMENTE AOS PROFESSORES, O QUE NOS PERMITIU FAZER UMA ANÁLISE ESPECÍFICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "DIALÓGICO, DOCENTE, PLANO DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID5036_02052019181000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIENAI CARVALHO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "ELIENAI" "autor_email" => "elienai.cardoso@ifpa.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61559 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 5036 "titulo" => "O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ- CAMPUS ITAITUBA" "resumo" => "NESTE ARTIGO PRETENDEU-SE PESQUISAR A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ NO CAMPUS ITAITUBA – IFPA. NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO ANALISAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DAS CONSTRUÇÕES DE PLANOS DOCENTES DIALÓGICOS NO INSTITUTO. NA PESQUISA COM 25 DOCENTES, DE DIVERSAS TITULAÇÕES, ENTRE OS VÁRIOS DADOS COLETADOS E ANALISADOS, CONCLUIU-SE QUE O PLANEJAMENTO DOCENTE É UMA ATIVIDADE PRIMORDIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA RECONHECIDA POR 100% DOS DOCENTES. OUTRO DADO REVELADO FOI QUE 100% NÃO CONSIDERAM O PLANEJAMENTO DOCENTE APENAS COMO UMA OBRIGAÇÃO INSTITUCIONAL. NA ANÁLISE DOS DADOS, PERCEBEU-SE QUE SÃO MUITAS AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO, DENTRE AS QUAIS, VERIFICOU-SE QUE A MAIORIA DOS DOCENTES PESQUISADOS, 56%, DESENVOLVE SEUS PLANOS DE FORMA DIALÓGICA, POIS ENVOLVEM OUTROS DOCENTES, O QUE ENFATIZA A VALORIZAÇÃO DIALÓGICA DO FAZER DOCENTE DE FORMA COESA E INTERDISCIPLINAR. NO ENTANTO, NÃO HÁ CONSENSO DOS EDUCADORES A ESTE RESPEITO, UMA VEZ QUE SE IDENTIFICOU QUE 36% DOS DOCENTES AINDA DESENVOLVEM SEUS PLANOS DE FORMA INDIVIDUALIZADA, O QUE PODE SER UM PRESSUPOSTO INADEQUADO DO PONTO DE VISTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. EM SÍNTESE, O PLANEJAMENTO, ESPECIALMENTE O DIALÓGICO, FAVORECE AO PROFESSOR A DIMENSÃO DA SERIEDADE DE SUA AULA E OS OBJETIVOS A QUE ELA SE DESTINA, BEM COMO O TIPO DE CIDADÃO OU CIDADÃ QUE PRETENDE FORMAR. DESTACA-SE AINDA QUE OS QUESTIONAMENTOS SE DESTINARAM EXCLUSIVAMENTE AOS PROFESSORES, O QUE NOS PERMITIU FAZER UMA ANÁLISE ESPECÍFICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "DIALÓGICO, DOCENTE, PLANO DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID5036_02052019181000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIENAI CARVALHO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "ELIENAI" "autor_email" => "elienai.cardoso@ifpa.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }