NESTE ARTIGO PRETENDEU-SE PESQUISAR A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ NO CAMPUS ITAITUBA – IFPA. NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO ANALISAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DAS CONSTRUÇÕES DE PLANOS DOCENTES DIALÓGICOS NO INSTITUTO. NA PESQUISA COM 25 DOCENTES, DE DIVERSAS TITULAÇÕES, ENTRE OS VÁRIOS DADOS COLETADOS E ANALISADOS, CONCLUIU-SE QUE O PLANEJAMENTO DOCENTE É UMA ATIVIDADE PRIMORDIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA RECONHECIDA POR 100% DOS DOCENTES. OUTRO DADO REVELADO FOI QUE 100% NÃO CONSIDERAM O PLANEJAMENTO DOCENTE APENAS COMO UMA OBRIGAÇÃO INSTITUCIONAL. NA ANÁLISE DOS DADOS, PERCEBEU-SE QUE SÃO MUITAS AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO, DENTRE AS QUAIS, VERIFICOU-SE QUE A MAIORIA DOS DOCENTES PESQUISADOS, 56%, DESENVOLVE SEUS PLANOS DE FORMA DIALÓGICA, POIS ENVOLVEM OUTROS DOCENTES, O QUE ENFATIZA A VALORIZAÇÃO DIALÓGICA DO FAZER DOCENTE DE FORMA COESA E INTERDISCIPLINAR. NO ENTANTO, NÃO HÁ CONSENSO DOS EDUCADORES A ESTE RESPEITO, UMA VEZ QUE SE IDENTIFICOU QUE 36% DOS DOCENTES AINDA DESENVOLVEM SEUS PLANOS DE FORMA INDIVIDUALIZADA, O QUE PODE SER UM PRESSUPOSTO INADEQUADO DO PONTO DE VISTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. EM SÍNTESE, O PLANEJAMENTO, ESPECIALMENTE O DIALÓGICO, FAVORECE AO PROFESSOR A DIMENSÃO DA SERIEDADE DE SUA AULA E OS OBJETIVOS A QUE ELA SE DESTINA, BEM COMO O TIPO DE CIDADÃO OU CIDADÃ QUE PRETENDE FORMAR. DESTACA-SE AINDA QUE OS QUESTIONAMENTOS SE DESTINARAM EXCLUSIVAMENTE AOS PROFESSORES, O QUE NOS PERMITIU FAZER UMA ANÁLISE ESPECÍFICA.