NOSSO TRABALHO APRESENTA A FORMAÇÃO DA PROFESSORA DE AEE PARA ATUAR NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA DETERMINADA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA, BEM COMO OS REVÉS ENCONTRADOS PARA A ATUAÇÃO NESSA ÁREA. A ESCOLHA DA TEMÁTICA SE DEU, PRIMEIRAMENTE, POR MEIO DE ESTUDOS REALIZADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFC, POIS ENTENDEMOS, E ISTO INTENSIFICOU-SE APÓS A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, A NECESSIDADE DE UMA BOA E CONTINUADA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA NA REFERIDA MODALIDADE, ATENDENDO AOS APARATOS LEGAIS QUE A REGEM. PARA DAR EMBASAMENTO, NOS UTILIZAMOS DE DOCUMENTOS E TEÓRICOS, COMO BENDINELLI E ITENS PRESENTES NO CNE, QUE FALAM SOBRE A DISPOSIÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COM AEE PARA CRIANÇAS QUE POSSUEM ALGUMA DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO E AFINS, E A FORMAÇÃO ADEQUADA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESSE SEGMENTO. PARA O DESENVOLVIMENTO, NOS UTILIZAMOS DA PESQUISA QUALITATIVA, RECORRENDO A OBSERVAÇÕES NA SALA DE RECURSOS E ENTREVISTAS COM A PROFESSORA ESPECÍFICA DO AEE DA ESCOLA. DENTRE AS ANÁLISES REALIZADAS, PERCEBEMOS QUE A PRÁTICA DA PROFESSORA DE AEE É PREJUDICADA EM DECORRÊNCIA DA POUCA ARTICULAÇÃO ENTRE O SEU TRABALHO E O DA PROFESSORA DA SALA DE AULA COMUM, O QUE CONTRADIZ O IDEAL PRESENTE EM DOCUMENTOS ESPECÍFICOS; EM CONTRAPARTIDA, INFERIMOS QUE A PROFESSORA POSSUI UMA FORMAÇÃO QUE CONTEMPLA OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO EFICAZ NA SALA DE RECURSOS, BUSCANDO SEMPRE ESPECIALIZAR-SE, ARTICULANDO, CONSTANTEMENTE, PRÁTICA E TEORIA E TRABALHANDO EM PROL DA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.