A AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE É UM DOS INSTRUMENTOS QUE COMPÕE A AUTOAVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CRIADOS PELA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, E APLICADO AOS ESTUDANTES ATRAVÉS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO ACADÊMICA (SIG@). O PRESENTE ARTIGO PROPÕE-SE A COMPREENDER SE, NO ÂMBITO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPE, O INSTRUMENTO AVALIATIVO DO DOCENTE PELO DISCENTE FAZ JUS AOS PRINCÍPIOS DA QUARTA GERAÇÃO DA AVALIAÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESSE INTENTO BUSCOU-SE CONHECER OS OBJETIVOS E MÉTODOS PROPOSTOS PELA CPA PARA A ELABORAÇÃO DESTE INSTRUMENTO E INVESTIGAR A REPERCUSSÃO, E PRINCIPALMENTE OS RESULTADOS DELE, NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES. FOI FEITA A ANÁLISE E A INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA DA SUBSEÇÃO AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CONDIÇÕES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TRIÊNIO 2015-2017, ELABORADO PELA CPA, E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO COM DOCENTES DO CE, CUJOS RESULTADOS FORAM TRATADOS DE ACORDO COM PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA. TANTO PARA EFETUAR A ANÁLISE DO RELATÓRIO, COMO DAS RESPOSTAS GERADAS PELO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DOCENTES, UTILIZOU-SE A CARACTERIZAÇÃO DA QUARTA GERAÇÃO DA AVALIAÇÃO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA INDICAM QUE NÃO É POSSÍVEL RECONHECER A AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE ENQUANTO UM INSTRUMENTO AVALIATIVO DE INTENÇÃO QUALITATIVA. DE ACORDO COM AS ANÁLISES, OS DOCENTES NÃO CORROBORAM A IDEIA DE QUE A PREMISSA CONSTRUTIVISTA DA 4ª GERAÇÃO DA AVALIAÇÃO SEJA VISLUMBRADA OU PAUTADA NO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE.