O REFERENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO SISTEMA EDUCACIONAL, TENDO COMO DESTAQUE O BULLYING QUE É BASTANTE RECORRENTE EM AMBIENTES ESCOLARES, O OBJETO DA PESQUISA FOI ANALISAR A IMPORTÂNCIA E OS REFLEXOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO ESPAÇO ESCOLAR, EXPLORADO A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, COM APORTE TEÓRICO DOS SEGUINTES AUTORES; FANTE (2005), GIL (2008), GONSALVES (2017), DENTRE OUTROS. PROMOVENDO O APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL E RECONHECENDO SEUS REFLEXOS A PARTIR DE ALGUNS PONTOS APRESENTADOS NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, SENDO POSSÍVEL VISUALIZAR UM PERFIL CLARO DAS PESSOAS QUE PASSARAM POR ALGUMA ESPÉCIE DE BULLYING E COMO A ESCOLA DESPENHA SEU PAPEL NESSE PROCESSO. DIANTE DE TAL CENÁRIO, FAZ-SE NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM MAIS AMPLA NAS ESCOLAS E MAIOR ENFOQUE AOS SEUS REFLEXOS, TAIS COMO; BAIXO DESEMPENHO, BAIXA AUTOESTIMA , DIFICULDADES NA SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO, TORNANDO A ESCOLA O PIOR LUGAR PARA ESTAR, TAL TEMÁTICA DEVE SER DISCUTIDA EM NOSSA ESCOLAS, MAS INFELIZMENTE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL AINDA NÃO TEM TANTO ESPAÇO NO CURRÍCULO E NEM NA PRÁTICA EM SALA DE AULA, E AS DOENÇAS EMOCIONAIS TEM GANHO ESPAÇO EM UMA GRANDE PROPORÇÃO, INVADINDO A VIDA DOS SUJEITOS E TODA A SUA HISTÓRIA. POR ISSO PERCEBEMOS A GRANDE RELEVÂNCIA TRAGA À BAILA, PARA INTEGRAR TODO O CONTEXTO DO ALUNO COMO SER QUE SENTE E QUE TEM SENTIMENTOS, E QUAIS INTERFERÊNCIA SÃO PERCEBIDAS A PARTIR DE TAIS REFLEXOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.