PARTINDO DE REFLEXÕES CONSTRUÍDAS NO COTIDIANO ESCOLAR COMO A PROBLEMÁTICA DA INDISCIPLINA E DIANTE DE QUEIXAS RELATADAS PELOS PROFESSORES, O PRESENTE ARTIGO BUSCA ANALISAR A DISCIPLINA E A INDISCIPLINA ESCOLAR, MOSTRANDO AS SUAS POSSÍVEIS CAUSAS E SOLUÇÕES. NESSE CONTEXTO, OS AMBIENTES FAMILIARES E ESCOLARES FUNCIONAM COMO PONTOS DE PARTIDA. NO UNIVERSO ESCOLAR ESTA UNIÃO SE DÁ PELO TRABALHO COLETIVO DOS ALUNOS, PROFESSORES FUNCIONÁRIOS, GESTÃO, FAMÍLIA E COMUNIDADE; NESTA PERSPECTIVA SE OBSERVA A IMPORTÂNCIA QUE A MOTIVAÇÃO E A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO E DA ATENÇÃO DEDICADA A UMA TAREFA DIGNA DE SER REALIZADA COM A CRIANÇA, DANDO OPORTUNIDADE DE SUCESSO EM TUDO QUE A MESMA FAÇA EM SALA DE AULA. CONTUDO, DEVE TER CONSCIÊNCIA DE QUE, NÃO É A ESCOLA QUE EDUCA, UMA VEZ QUE OS PAIS RESPONDEM PELOS SEUS FILHOS NOS DEMAIS MOMENTOS DO COTIDIANO EM QUE AS CRIANÇAS OU JOVENS, ESTÃO FORA DA ESCOLA, MAS ALGUNS DELES COLOCAM NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO A TOTAL RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS, DEIXANDO DE CUMPRIR COM O SEU PAPEL.