O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA EMPÍRICA QUE BUSCOU RESPOSTAS PARA OS SEGUINTES QUESTIONAMENTO: COMO SE DÁ O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES POR PARTE DO SUPERVISOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB) E O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR ESCOLAR? PARA RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS ELENCAMOS COMO OBJETIVO GERAL: DISCUTIR O PAPEL DA SUPERVISÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB) E COMO ESTA CONTRIBUI PARA O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ELENCAMOS OS SEGUINTES: IDENTIFICAR COMO SE DÁ O ACOMPANHAMENTO DO SUPERVISOR AOS PROFESSORES E COMO ESTE CONTRIBUI PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA; ANALISAR A ATUAÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO DESTA COM OS RESULTADOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; VERIFICAR COMO SE DÁ A RELAÇÃO PROFESSOR/SUPERVISOR E COMO ESTA CONTRIBUI PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES BIBLIOGRÁFICAS E À PESQUISA EMPÍRICA QUE APONTOU PARA UMA PRÁTICA DE SUPERVISÃO COMPROMETIDA COM O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR E COM O TRABALHO COLETIVO, QUE EM CONJUNTO COM A GESTÃO, BUSCA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, COM UM OLHAR DIFERENCIADO E REFLEXIVO SOBRE SEUS AFAZERES, COLABORANDO, PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS, BUSCAR PROBLEMATIZAR QUESTÕES E MINIMIZAR POSSÍVEIS INTEMPÉRIES QUE POSSAM VIR A OCORRER NAS RELAÇÕES DOCENTE-DISCENTE, PROFESSOR-SUPERVISOR, GESTÃO-PROFESSOR, ENSINO-APRENDIZAGEM.
PALAVRAS CHAVE: SUPERVISOR, PROFESSOR, ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM.