DIANTE DA AMPLITUDE DE DISCUSSÕES QUE TEM GANHADO REPERCUSSÃO E PREOCUPAÇÃO NOS NOTICIÁRIOS E NA REALIDADE PRESENTE, AS QUESTÕES AMBIENTAIS, EM VIRTUDE DO VERTIGINOSO QUADRO DE DESTRUIÇÃO PRONUNCIADO NO BRASIL – EM RELEVO NA AMAZÔNIA –, INVOCA A ESCOLA, OS GOVERNOS E A SOCIEDADE PARA A URGENTE NECESSIDADE DE DIFUSÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS, MORMENTE RELACIONADAS À PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ASSIM, O PRESENTE ARTIGO PRETENDE SER UM DESAFIO À CONSCIENTIZAÇÃO SUSTENTÁVEL E ECOLÓGICA EM UMA CIDADE SITUADA NA MESORREGIÃO DO NORDESTE PARAENSE, ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA MITIGADORA, COM VISTAS A RESPONDER A SEGUINTE INDAGAÇÃO: EM QUE MEDIDA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PODE FOMENTAR E INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A PROMOÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA SOCIAL SUSTENTÁVEL E ECOLÓGICA QUE POSSIBILITE A FORMAÇÃO DE UMA CIDADANIA AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS-PA? O TRABALHO SE DESENVOLVEU A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ALÉM DA PESQUISA DOCUMENTAL POR MEIO DA ANÁLISE DAS LEGISLAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E OBSERVAÇÃO DE DADOS DE FONTES OFICIAIS A RESPEITO DO MUNICÍPIO PESQUISADO, CUJA ABORDAGEM QUALITATIVA TEM POR OBJETIVO DESCREVER OS FENÔMENOS DA REGIÃO, PERMITINDO NOVOS DIRECIONAMENTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COM O ESCOPO DE CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR E A POPULAÇÃO LOCAL A RESPEITO DO MEIO E PROMOVER, QUEM SABE, UMA CIDADANIA AMBIENTAL.