ESSA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E USO DE INSETICIDA NATURAL NO COMBATE AS FORMIGAS CORTADEIRAS (SAÚVAS), AO REAPROVEITAMENTO DA AREIA DE FORMIGUEIRO EM FERTILIZANTE NATURAL NA HORTA DA ESCOLA PÚBLICA, COMO AJUDA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO 8º E 9º ANO). TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO. O TRABALHO ESTÁ ESTRUTURADO EM TRÊS PARTES. NA PRIMEIRA - ECOLOGIA E CONSCIENTIZAÇÃO: CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA - APRESENTA UMA RETROSPECTIVA DO AMBIENTALISMO NA POLÍTICA GLOBAL E ESCOLAR, NO QUAL A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI ESSENCIAL AO COMBINAR, SEQUENCIALMENTE, A SOCIEDADE DAS FORMIGAS CORTADEIRAS COMPARANDO-A COM A SOCIEDADE HUMANA E APRESENTANDO A AREIA DO FORMIGUEIRO COMO FERTILIZANTE NATURAL NOS DIAS ATUAIS. MOSTRA, TAMBÉM, OS CAMINHOS DA PESQUISA: O ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO. NA SEGUNDA PARTE - A EXPERIÊNCIA DO INSETICIDA NATURAL NA HORTA DA ESCOLA NILSON HOLANDA – REGISTRA A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. NA TERCEIRA PARTE - REAPROVEITAMENTO DA AREIA DE FORMIGUEIRO EM FERTILIZANTE NATURAL NA HORTA ESCOLAR – MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA AREIA DO FORMIGUEIRO DAS SAÚVAS, RICO EM NUTRIENTES, E ESSENCIAIS PARA A FERTILIZAÇÃO DO SOLO DA HORTA ESCOLAR. POR ÚLTIMO, APRESENTA AS CONSIDERAÇÕES FINAIS, DISCUTINDO A NECESSIDADE DE UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AUMENTO DA FORMAÇÃO E DAS AÇÕES HUMANAS, TENDO COMO BASE A HORTA DA ESCOLA E A SOCIEDADE LOCAL, MOSTRANDO O ESFORÇO PESSOAL E COLETIVO NESSA CONSCIENTIZAÇÃO.