O PRESENTE ARTIGO SE PROPÔS A COMPREENDER O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E RESSIGNIFICAR OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE VIABILIZEM A APRENDIZAGEM DO ACADÊMICO. INDEPENDENTE DO MODELO DE AVALIAÇÃO EMPREGADA NESTA MODALIDADE DE ENSINO, É PERTINENTE QUE HAJA UM CONSENSO ENTRE OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, PARA QUE A METODOLOGIA AVALIATIVA APLICADA SEJA BASEADA EM ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, VISANDO EFETIVAMENTE A APRENDIZAGEM. NO ENTANTO, DE MANEIRA ANALÍTICA OBSERVOU – SE A RELEVÂNCIA DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO BASEADO NA QUALIDADE. NESSA PERSPECTIVA, PENSA-SE O ACADÊMICO NA SUA COMPLEXIDADE, AVALIANDO-O DE FORMA DIVERSIFICADA, QUE É A GARANTIA DE UMA APRENDIZAGEM PAUTADA NA TOTALIDADE DO INDIVÍDUO. NÃO OBSTANTE, A UNIVERSIDADE É CONSIDERADA UM CAMPO FAVORÁVEL AO DEBATE, AO CONFRONTO DE IDEIAS ANTAGÔNICAS E RESSIGNIFICAÇÃO DO SABER, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTOS. ASSIM, À MEDIDA QUE ESSA RELAÇÃO SE EXPANDE, A IGNORÂNCIA CEDE ESPAÇO AO CONHECIMENTO E ÀS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO OCUPAM LUGAR EXPRESSIVO