A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA “OUTRA” DE ENSINO DO FUTEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E NA UNIVERSIDADE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO EXPLORATÓRIO, TENDO COMO SUPORTE TEÓRICO PRESSUPOSTOS DE ESPECIALISTAS DA ÁREA ESPORTIVA, ARTICULANDO-SE CONCEITOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM PRECEITOS DEFENDIDOS POR ESTUDIOSOS DA DECOLONIALIDADE. O TRABALHO EVIDENCIOU QUE ESCOLA BÁSICA E UNIVERSIDADE BRASILEIRAS TÊM INCORPORADO ELEMENTOS DA MODERNIDADE/COLONIALIDADE EUROPEIA, COM FORTE INFLUÊNCIA CARTESIANA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. A EDUCAÇÃO FÍSICA, EM ESPECIAL, É PERMEADA PELA ABORDAGEM TECNICISTA, SEGUINDO OS PADRÕES DA CULTURA OCIDENTAL HEGEMÔNICA. A ANÁLISE À LUZ DE PRESSUPOSTOS DECOLONIAIS APONTA PARA A ABORDAGEM INTERCULTURAL COMO ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A DECOLONIZAÇÃO DO ENSINO DO FUTEBOL, NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA NO BRASIL.