ESSA PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO. TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENFRENTADAS POR ESTUDANTES COM CEGUEIRA, NO QUE SE REFERE A AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS NATURAIS, FOCANDO CONTEÚDOS DO EIXO TEMÁTICO TERRA E UNIVERSO. A CONSTRUÇÃO DOS DADOS SE DEU POR MEIO DE ESTUDOS DE BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL, DE CAMPO E FORMAÇÃO CONTINUADA. ASSIM COMO ADOTOU-SE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES ADAPTADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, VISANDO PRÁTICAS DE ATIVIDADES LÚDICAS CAPAZES DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSA INVESTIGAÇÃO, QUAIS SEJAM PROFESSORA DA SRM E ESTUDANTES COM CEGUEIRA DO 9º ANO, MATRICULADOS NO CONTRATURNO NO AEE, DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “BARÃO DE GUAJARÁ”, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VIGIA-PA.
DIANTE DO EXPOSTO, É FEITO UMA BUSCOU-SE UM APROFUNDAMENTO EM DOCUMENTOS OFICIAIS, REFERENCIAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, E NA ÁREA DE CIÊNCIAS, A FIM DE ATENDER AS NECESSIDADES DE ESTUDANTES COM CEGUEIRA, MATRICULADOS NO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIGIA.