A PARTIR DO CONVÍVIO DAS PESQUISADORAS, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), COM ALUNOS NA SALA DE RECURSOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM TERESINA-PI, SURGIU A NECESSIDADE DE BUSCAR ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR TAIS ALUNOS EM SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. POR ISSO, BUSCOU-SE INFORMAÇÕES A RESPEITO DO “PAINEL SENSORIAL” ATRAVÉS DESTA PESQUISA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. ESTE TRABALHO BUSCA ANALISAR O FUNCIONAMENTO DE UM PAINEL SENSORIAL E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TEM-SE: COMPREENDER O PAINEL SENSORIAL EM TODOS OS SEUS ASPECTOS; VERIFICAR COMO O PAINEL SENSORIAL PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DOS ESTUDANTES QUE FAZEM USO DELE; VERIFICAR, POR MEIO DE APANHADO NA LITERATURA, COMO O PAINEL SENSORIAL TEM SIDO UTILIZADO NAS ESCOLAS COM OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
FEZ-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE 2 (DUAS) MONOGRAFIAS QUE DESCREVEM A CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS E ATIVIDADES SENSORIAIS DESTINADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE LEITURAS QUE DISCORRESSEM A RESPEITO DOS FATORES QUE ENVOLVEM UM PAINEL SENSORIAL. DIANTE DAS ANÁLISES FEITAS, CONSTATOU-SE OS RESULTADOS POSITIVOS QUE ESTE INSTRUMENTO TRAZ AOS ALUNOS DESTAS SALAS, GARANTINDO SEU DESENVOLVIMENTO TANTO NO ASPECTO COGNITIVO QUANTO NO SOCIAL. PERCEBEU-SE AINDA, QUE HÁ PAINÉIS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS MAIORES E OUTROS QUE PODEM TER UM OBJETIVO DE ALFABETIZAR, O QUAL É A MAIOR DEMANDA ENCONTRADA NA SALA DE RECURSOS EM QUE AS PESQUISADORAS TRABALHAM. AS OBRAS ANALISADAS REAFIRMARAM A NECESSIDADE DESTE INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL.