A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL VEM NOS ÚLTIMOS DEZ
ANOS, VEM CONTRIBUINDO PARA UMA MAIOR DISCUSSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL. ESTE ARTIGO TEM COMO
OBJETIVO DISSERTAR SOBRE A GESTÃO, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM EAD A PARTIR DE UMA PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA DO TIPO INTEGRATIVA QUE INCLUI A ANÁLISE DE PESQUISAS RELEVANTES, QUE DÃO SUPORTE PARA A
TOMADA DE DECISÃO E A MELHORIA DA PRÁTICA, POSSIBILITANDO A SÍNTESE DO CONHECIMENTO DE UM
DETERMINADO ASSUNTO E APONTANDO LACUNAS DO CONHECIMENTO QUE PRECISAM SER PREENCHIDAS COM A
REALIZAÇÃO DE NOVOS ESTUDOS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM RECORTE TEMPORAL, TOMANDO
COMO BASE OS TEÓRICOS: TAVARES; GONÇALVES (2012), MATTA (2003), ALVES (2012), POMPEO; ROSSI;
GALVÃO (2009), DIAS; LEITE (2010), ARNOLD (2003), JUNGES; MENDES (2008); POVALUK; SANTOS (2009),
HERMIDA; BONFIM (2006), NUNES (1993). O RESULTADO OBTIDO FAVORECEU O ENTENDIMENTO DE QUE A
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) TRAZ CONSIGO DIVERSAS COMPLEXIDADES NO TRATO DESSA MODALIDADE DE
ENSINO AMPLAMENTE DISSEMINADA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, QUE REQUER UMA GESTÃO EFICIENTE E UM BOM
PLANEJAMENTO PARA A OBTENÇÃO DE BONS RESULTADOS NA SUA PRÁTICA.