OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS NESSE TRABALHO VÊM MOSTRAR OS BENEFÍCIOS QUE O LÚDICO PROPORCIONA PARA AS CRIANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O PRINCIPAL OBJETIVO É ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, E AINDA UMA AÇÃO PRAZEROSA E EDUCATIVA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AS PRÁTICAS LÚDICAS VISAM UMA MELHOR SOCIALIZAÇÃO, ALÉM DE FAZER COM QUE A CRIANÇA SINTA-SE MOTIVADA A ULTRAPASSAR SEUS PRÓPRIOS LIMITES. NA OPINIÃO DE 04 (QUATRO) PROFESSORES BUSCOU-SE TAMBÉM IDENTIFICAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO MEIO ESCOLAR. PARA TANTO, REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PERTINENTE E UMA PESQUISA DE CAMPO EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS; ENTRE OS AUTORES QUE FUNDAMENTARAM A PESQUISA ESTÃO, BRANDÃO (2009), VYGOTSKY (2007), KISHIMOTO (2011) DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE AS DIVERSAS MANEIRAS DE TRABALHAR O LÚDICO, REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA NO SENTIDO DE INCENTIVAR A CRIANÇA A CONSTRUIR CONHECIMENTO E AINDA PROPORCIONAR MOMENTOS PRAZEROSOS PARA QUE OCORRA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO DISCENTE.