O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA PERCEBER A COMPREENSÃO TEÓRICA SOBRE A GEOGRAFIA CIENTÍFICA E ESCOLAR ALCANÇADA POR ACADÊMICOS DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO GEOGRÁFICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA) LOCALIZADA NA CIDADE DE SOBRAL – CE.METODOLOGICAMENTE O TRABALHO ENCONTRA-SE APOIADO NA PESQUISA QUALITATIVA COMO PRINCIPAL VERTENTE ADOTADA,COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA A SALA DE AULA DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), NO ANO DE 2018,NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. DO MESMO MODO DESTACAMOS QUE O APOIO TEÓRICO DO MESMO ENCONTRA-SE EM AUTORES TAIS COMO:CALLAI( 2011); MORAES (1989); MOREIRA (2014); MELLO (2018);SAMPAIO (2001); MATIAS (2008); ALARCÃO (2001); ALMEIDA EPASSINI (2015); MONTEIRO (2006) ENTRE OUTROS. PERCEBEMOS QUE O PENSAMENTO GEOGRÁFICO É MUITO IMPORTANTE PARA A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA E SUA DINÂMICA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR PARA A MELHOR COMPREENSÃO DO MUNDO. DESSE MODO CONSIDERAMOS QUE A ARTICULAÇÃO DE SABERES SOBRE A GEOGRAFIA CIENTÍFICA E ESCOLAR POSSIBILITA UMA MELHOR MEDIAÇÃO DO SABER EM SALA DE AULA FAZENDO COM QUE OS ALUNOS, FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA, CONSIGAM INSTRUMENTALIZAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO NAS AULAS DE GEOGRAFIA.