A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) CONSTITUI UMA POLÍTICA PÚBLICA CURRICULAR APROVADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) QUE VISA ESTABELECER O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CONSIDERADAS COMO ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS CIDADÃOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. É NESSE CONTEXTO QUE SE INSERE ESTE TRABALHO, O QUAL APRESENTA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, DO TIPO ESTADO DA QUESTÃO, A RESPEITO DO COMPONENTE DE CIÊNCIAS NA BNCC. AFIM DE APREENDER UMA RELAÇÃO ENTRE OS TRABALHOS PUBLICADOS, TRAÇOU-SE O OBJETIVO DESSE TEXTO DA SEGUINTE FORMA. COMPREENDER COMO OS TRABALHOS PUBLICADOS ESTÃO DISCUTINDO O COMPONENTE DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NA BNCC. ASSIM, PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS JÁ PUBLICADOS, FORAM REALIZADAS BUSCAS NAS BASES ELETRÔNICAS DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES E DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). DO TOTAL DE 185 PRODUÇÕES ENCONTRADAS NAS BUSCAS, FORAM SELECIONADOS SOMENTE 08, POR APRESENTAREM ALGUMA RELAÇÃO COM NOSSA TEMÁTICA. AS ANÁLISES EVIDENCIARAM AS ESPECIFICIDADES DOS ASPETOS RELACIONADOS AO MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO DO TEXTO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS ESPECIFICIDADES APRESENTADAS NESSE COMPONENTE CURRICULAR. A EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA, PROPORCIONOU UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE A TEMÁTICA E A CONSTATAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR SOBRE O PROCESSO DE INSERÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS BÁSICAS BRASILEIRAS.