MATEMÁTICAS NEGRAS BRASILEIRAS: CONTEXTO E HISTÓRIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61052 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4431 "inscrito_id" => 5042 "titulo" => "MATEMÁTICAS NEGRAS BRASILEIRAS: CONTEXTO E HISTÓRIA" "resumo" => "EXISTE UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E CIÊNCIA NO BRASIL, PORÉM, PESQUISAS QUE ESCLAREÇAM A INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CIÊNCIA NÃO SÃO ENCONTRADAS NA MESMA INTENSIDADE. O PRECONCEITO E RACISMO SÃO EXPERIÊNCIAS REAIS VIVIDAS PELA POPULAÇÃO NEGRA, E ESTE TEXTO TERÁ SUA ATENÇÃO VOLTADA ÀS MULHERES NEGRAS, EM ESPECÍFICAS MATEMÁTICAS NEGRAS NO BRASIL, POIS, MESMO COM OS AVANÇOS E A EXISTÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ACESSO DE NEGROS E NEGRAS NA EDUCAÇÃO E PARA INSERÇÃO E PERMANÊNCIA JUNTO AO MERCADO DE TRABALHO, ELAS AINDA CONTINUAM ENFRENTANDO BARREIRAS SIMBÓLICAS PARA CONSEGUIREM TRAÇAR TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS SEMELHANTES ÀS DOS DEMAIS. BUSCOU-SE INFORMAÇÕES EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS, DO INEP, IBGE, ATLAS DA VIOLÊNCIA E ENTREVISTAS COM MATEMÁTICAS AUTODECLARADAS PRETAS QUE HOJE SÃO DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, QUE MOSTRAM DESAFIOS ENCONTRADOS POR ESTAS NO SEU COTIDIANO, COMO SE DEU A SUA INSERÇÃO NA ACADEMIA E AS BARREIRAS QUE TIVERAM QUE SUPERAR PARA QUE OCUPASSEM SEU LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO, A FIM DE ANALISAR A INCIDÊNCIA DE RACISMO INSTITUCIONAL NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DESSAS. É PRECISO QUE CONTINUEM AS PESQUISAS E REFLEXÕES SOBRE ESSA PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NAS ACADEMIAS E ESPERA-SE QUE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS AQUI CONTRIBUAM COM ESTE DEBATE, PROVENDO RECURSOS QUE POSSAM SER APROVEITADOS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS, PESQUISADORES E DOCENTES, MAS EM PARTICULAR, PELOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE MUDEM O CENÁRIO ATUAL E QUE SEJAM MAIS EFICIENTE QUE AS ATUAIS, FAZENDO COM QUE ESSA DISCUSSÃO CHEGUE ÀS SALAS DE AULAS E AUXILIEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SEXISMO, RACISMO, GRANDES MATEMÁTICAS NEGRAS BRASILEIRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID5042_26092019170107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA KELLY DUARTE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KELLY DUARTE" "autor_email" => "sousakelly73@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61052 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4431 "inscrito_id" => 5042 "titulo" => "MATEMÁTICAS NEGRAS BRASILEIRAS: CONTEXTO E HISTÓRIA" "resumo" => "EXISTE UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E CIÊNCIA NO BRASIL, PORÉM, PESQUISAS QUE ESCLAREÇAM A INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CIÊNCIA NÃO SÃO ENCONTRADAS NA MESMA INTENSIDADE. O PRECONCEITO E RACISMO SÃO EXPERIÊNCIAS REAIS VIVIDAS PELA POPULAÇÃO NEGRA, E ESTE TEXTO TERÁ SUA ATENÇÃO VOLTADA ÀS MULHERES NEGRAS, EM ESPECÍFICAS MATEMÁTICAS NEGRAS NO BRASIL, POIS, MESMO COM OS AVANÇOS E A EXISTÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ACESSO DE NEGROS E NEGRAS NA EDUCAÇÃO E PARA INSERÇÃO E PERMANÊNCIA JUNTO AO MERCADO DE TRABALHO, ELAS AINDA CONTINUAM ENFRENTANDO BARREIRAS SIMBÓLICAS PARA CONSEGUIREM TRAÇAR TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS SEMELHANTES ÀS DOS DEMAIS. BUSCOU-SE INFORMAÇÕES EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS, DO INEP, IBGE, ATLAS DA VIOLÊNCIA E ENTREVISTAS COM MATEMÁTICAS AUTODECLARADAS PRETAS QUE HOJE SÃO DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, QUE MOSTRAM DESAFIOS ENCONTRADOS POR ESTAS NO SEU COTIDIANO, COMO SE DEU A SUA INSERÇÃO NA ACADEMIA E AS BARREIRAS QUE TIVERAM QUE SUPERAR PARA QUE OCUPASSEM SEU LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO, A FIM DE ANALISAR A INCIDÊNCIA DE RACISMO INSTITUCIONAL NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DESSAS. É PRECISO QUE CONTINUEM AS PESQUISAS E REFLEXÕES SOBRE ESSA PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NAS ACADEMIAS E ESPERA-SE QUE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS AQUI CONTRIBUAM COM ESTE DEBATE, PROVENDO RECURSOS QUE POSSAM SER APROVEITADOS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS, PESQUISADORES E DOCENTES, MAS EM PARTICULAR, PELOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE MUDEM O CENÁRIO ATUAL E QUE SEJAM MAIS EFICIENTE QUE AS ATUAIS, FAZENDO COM QUE ESSA DISCUSSÃO CHEGUE ÀS SALAS DE AULAS E AUXILIEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SEXISMO, RACISMO, GRANDES MATEMÁTICAS NEGRAS BRASILEIRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID5042_26092019170107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA KELLY DUARTE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KELLY DUARTE" "autor_email" => "sousakelly73@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }