O PRESENTE ARTIGO APRESENTA O USO DE DUAS PLATAFORMAS DE ENSINO À DISTÂNCIA, ESPECIFICAMENTE, NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), SENDO ELAS: PROSPERE ITB E EVG ANALISANDO-AS ATRAVÉS DO MODELO CONTEXTO, INSUMO, PROCESSO E PRODUTOS (CIPP). O OBJETIVO É OBSERVAR QUAIS OS MÉTODOS, RECURSOS DIDÁTICOS E RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO MODELO CIPP. ESSAS PLATAFORMAS SÃO RESPOSTAS DA SOCIEDADE ÀS POLÍTICAS DE DIVULGAÇÃO E INCENTIVO DO USO DA LÍNGUA DE SINAIS QUE NO BRASIL GANHOU VISIBILIDADE E INSTRUMENTOS LEGAIS DE APOIO RECENTEMENTE. ESSA DISSEMINAÇÃO DA LÍNGUA, PORÉM, DEVERÁ SER CONDUZIDA POR PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE POR SUA VEZ DEVEM SER SUBMETIDOS A PROCESSOS DE AVALIAÇÃO CONSTANTE PARA QUE HAJA PROGRESSO VERDADEIRO NA UNIÃO LINGUÍSTICA DA COMUNIDADE SURDA E DA COMUNIDADE OUVINTE AO TORNAR O CIDADÃO BRASILEIRO BILÍNGUE SEJA ELE SURDO OU OUVINTE, COMPETENTE PARA FALAR NA LÍNGUA ORAL OU SINALIZADA DO PAÍS.