O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE AS INTENCIONALIDADES DAS OFICINAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE COM BASE NA NARRATIVA E RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG), NA CIDADE DE IBIRITÉ E INSERIDOS NO PROGRAMA DE INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). PELOS RELATOS DAS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA INVESTIGAMOS AS INTENCIONALIDADES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE OFICINAS DE MATEMÁTICA REALIZADAS EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS, COM ALUNOS 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DURANTE O PERÍODO DE FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA. BUSCOU IDENTIFICAR ALGUNS SABERES QUE POSSIBILITARAM A ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA PARA OS FUTUROS PEDAGOGOS, NO ENSINO DA MATEMÁTICA. E AINDA COMO SE DESENVOLVE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA OFICINA COMO MÉTODO DE CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM PEDAGOGIA. ESTA PESQUISA É DESENVOLVIDA COM RECURSOS FINANCEIROS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – (CAPES/MEC). A ANÁLISE QUALITATIVA DE DADOS QUE ESTÃO SENDO REALIZADOS POR ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS É O MÉTODO DE PESQUISA APLICADO.