ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE DADOS DE ESCRITA PRODUZIDOS POR ALUNOS NA ETAPA FINAL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ASSUMIDOS PELA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO (LFCU). O CORPUS ANALISADO É COMPOSTO POR FRAGMENTOS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS FEITAS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS SANTA CRUZ, DURANTE A PRIMEIRA OFICINA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE OBJETIVAVA OFERECER UM TREINAMENTO PARA A CONFECÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM. OS TRECHOS ANALISADOS FORAM ESCOLHIDOS PARA EXEMPLIFICAR A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ICONICIDADE, QUE PODE JUSTIFICAR A OPÇÃO POR ESSES USOS DOS ALUNOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS DISCURSIVOS E/OU COGNITIVOS, COMO PREVÊ O MODELO DE ANÁLISE. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA ANÁLISE, ESTE TRABALHO DIVIDE-SE, AFORA ESTA SEÇÃO, EM MAIS DUAS. A SEÇÃO SEGUINTE TRATA DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E CATEGORIAS DE ANÁLISE DA LFCU, BEM COMO ALGUNS EXEMPLOS REPORTADOS POR PESQUISADORES DA ÁREA. A TERCEIRA SEÇÃO TRAZ ALGUNS TRECHOS DAS REDAÇÕES COMPONENTES DO CORPUS DESCRITO ANTERIORMENTE, QUE SERÃO ANALISADOS A PARTIR DAS CATEGORIAS EXPLICITADAS. POR FIM, APRESENTAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, SUMARIZANDO O QUE FOI EXPOSTO E DISCUTIDO NO TRABALHO E AS CONCLUSÕES PLAUSÍVEIS A PARTIR DA ANÁLISE DESENVOLVIDA, ASSIM COMO OS POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS PARA A EXPANSÃO DA ANÁLISE CONSIDERANDO O MESMO CORPUS.