O presente artigo tem como objetivo verificar as estratégias metodológicas e de ensino voltadas para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH, dando a conhecer concepções pedagógicas de grande valor, ao que também se pretende levantar algumas hipóteses de como o professor pode atuar junto aos alunos com esse distúrbio. Além da pesquisa bibliográfica que apresenta definição, conceitos e implicações em sala de aula e também no ambiente familiar, alternativas de como agir com crianças que apresentam TDAH, foi realizada uma pesquisa fora do ambiente acadêmico com uma professora do Ensino Fundamental que trabalha com crianças cujas características apontam para comportamentos de impulsividade e inquietação motora. Através de uma entrevista realizada com uma professora foi possível constatar um conhecimento limitado sobre como agir nessas circunstâncias que exigem nova dinâmica e adaptações, por não ter tido um preparo especial na formação. A situação de superlotação das salas de aula ainda é uma constante, assim como o descuido dos pais em relação aos educandos impossibilitando um atendimento mais individualizado e de qualidade. Apesar disso, a professora relatou que busca informações de como desenvolver com maior eficiência o seu trabalho para que estas crianças possam atingir os seus objetivos inerentes a aprendizagem escolar. Assim, como forma de contribuir com os profissionais da educação e também com os familiares que se deparam cotidianamente com situações diversas, sugere-se algumas alternativas, baseadas em autores como Smith e Strick (2001), entre outros, de como agir perante o aluno que apresenta o TDAH ou outras dificuldades de aprendizagem.