A docência universitária abrange diferentes dimensões e exige saberes que precisam ser considerados na prática docente inicial dos professores. Para alcançar a eficácia no processo de ensino-aprendizagem não basta aos professores apenas dominar os conteúdos específicos das disciplinas a serem ministradas, é preciso que tenham múltiplos saberes. Dentre esses saberes necessários à docência, o presente trabalho, de natureza bibliográfica, objetivou refletir acerca da importância de saberes didático-pedagógicos necessários para esse nível de ensino, como também pensar sobre as dificuldades enfrentadas por professores bacharéis na sua prática docente iniciante no ensino superior, já que esses profissionais não têm formação básica para a docência e a pós-graduação stricto sensu pode silenciar esses saberes. A partir das contribuições teóricas utilizadas na pesquisada, suscitamos uma reflexão sobre a formação do professor universitário no contexto da pós-graduação, entendendo que conhecimentos didático-pedagógicos são necessários e indispensáveis desde a fase inicial do magistério superior. Percebemos a fragilidade da formação desse profissional para a docência e os dilemas pelos quais podem passar em virtude da falta de formação didática. Acreditamos que esses conhecimentos devem ser contemplados na pós-graduação dos bacharéis, nos níveis de mestrado e doutorado, já que a essa formação traz ganhos tanto para os professores, minimizando as dificuldades do fazer docente, encontradas no limiar da carreira, quanto para a aprendizagem significativa dos seus alunos. Assim, ela estará contribuindo com aqueles que optarem pela docência universitária no que tange ao fortalecimento de suas ações de aprender, de ensinar e de formar profissionais e cidadãos. Sendo assim, o professor bacharel terá oportunidade de se habilitar para o magistério superior preenchendo requisitos necessários ao fazer docente, como domínio de conhecimentos específicos na sua área de atuação, domínio de didática e capacidade crítico-reflexiva para mediar o processo de ensino-aprendizagem, provocando no educando o papel de protagonista do seu próprio saber.